O PROJETO

O PROJETO:

O projeto aqui apresentado é resultante de mais um compromisso da Universidade do Estado Bahia, que sensibilizada pela alta demanda por formação de professores em todas as regiões do Estado, resolve acatar o desafio proposto pelo MEC, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em oferecer Cursos de Graduação gratuitos e de qualidade, para aqueles que ainda se encontram sem a formação adequada, conforme LDB, para o exercício da docência na Educação Básica, nas redes públicas estadual e municipal de educação. Tais Cursos são integrantes do Programa de Formação Inicial de Professores da Educação Básica – PLATAFORMA FREIRE, e se inserem na modalidade de 1ª Licenciatura.

A UNEB:

A Universidade do Estado da Bahia – UNEB, com sede na cidade de Salvador, foi criada no ano de 1983, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia.

Caracterizada por adotar um sistema multicampi, a sua criação se deu a partir da integração de 7 faculdades já existentes e em pleno funcionamento tanto na capital quanto no interior do Estado da Bahia, a saber: Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco, Faculdade de Formação  de Professores de Alagoinhas, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro, Faculdade de Formação de Professores de Jacobina, Faculdade de Formação de Professores de Santo Antônio de Jesus, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité, Centro de Ensino Técnico da Bahia e a Faculdade de Educação. Esta última, autorizada a funcionar pelo mesmo dispositivo legal de criação da UNEB, que determinava ainda que, outras unidades de educação superior já existentes ou a serem constituídas pudessem se  integrar à UNEB.

Totalizando 24 campi e 29 Departamentos, a UNEB hoje está presente em grande parte do território baiano, em áreas geoeconômicas de influência, de modo a beneficiar um universo maior da população baiana, seja através dos seus cursos regulares de graduação, programas especiais e/ou projetos de pesquisa e extensão Ao longo dos seus vinte e cinco anos de existência, a UNEB tem desenvolvido suas atividades acadêmico-administrativas respaldada nos seguintes documentos legais:

·        Lei Delegada nº 66 de 01 de junho de 1983 - ato de criação
·        Decreto Presidencial no 92.937 de 17 de julho de 1986 – ato de autorização de funcionamento
·        Portaria do Ministério de Educação e do Desporto no 909 de 31 de julho de 1995 – ato de credenciamento
·        Lei Estadual no 7.176 de 10 de setembro de 1997 – ato de reorganização das Universidades Estaduais da Bahia
·        Decreto do Governo do Estado da Bahia no 9.751 de 03 de janeiro de 2006 – ato de recredenciamento.

A estrutura multicampi adotada pela UNEB possibilita a implantação de novos cursos e campi universitários em regiões com baixos indicadores sociais que demandam ações de caráter educativo, fortalecendo a sua política de interiorização da educação superior.

Um comentário:

  1. Olá, pessoal. Parabéns pela ideia do blog e sucesso no projeto. Aproveito a oportunidade para convidar a visitar o blog esporte em rede.
    Esporte em Rede – O seu blog sobre esporte

    ResponderExcluir