1.7. CREDIBILIDADE INSTITUCIONAL

A educação superior significa muito mais para um país do que a formação de bons profissionais. Um sistema de educação, solidamente enraizado nos problemas que desafiam o desenvolvimento social, produz conhecimento e gera inovações tecnológicas. No campo do ensino, passa a ser referência na qualificação de profissionais que irão atuar na educação infantil, no ensino fundamental e médio.

No campo da pesquisa e extensão, essa educação desempenha um notável papel junto às comunidades locais e regionais, transferindo tecnologias para pequenas e grandes empresas, apoiando governos municipais, participando de políticas públicas, assessorando projetos desenvolvidos por sindicatos de trabalhadores, por associações de moradores e tantas outras entidades.

Nesta perspectiva é que a UNEB tem atuado, buscando comprometer-se cada vez mais com a sua missão de produzir conhecimento, divulgá-lo, disponibilizá-lo e torná-lo acessível a um universo populacional cada vez maior.  Isto requer práticas cotidianas de avaliação da sua ação e dos impactos causados no contexto onde está inserida. Assim, ela não tem se excluído dos processos avaliativos onde, além das questões relacionadas ao ensino, ela é avaliada também pelas atividades de pesquisa e extensão que desenvolve. Internamente, este trabalho tem sido coordenado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, que tem atuado em consonância com as dimensões apontadas pelo Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES.

Além desta, a UNEB tem respondido de forma satisfatória aos procedimentos de avaliação adotados pelo MEC e pelo Conselho Estadual de Educação – CEE. A avaliação institucional sistematizada por estes organismos, investiga além da formação acadêmica, a atuação de professores e as condições institucionais de infra-estrutura que as instituições de ensino superior oferecem. Com essa prática, cria-se um dispositivo regulador para conceder o reconhecimento ou a renovação dos cursos de graduação e até o recredenciamento das Universidades.

Assim, a UNEB vem participando regularmente destas avaliações, seja através do reconhecimento dos seus cursos, seja através dos mecanismos específicos adotados pelo MEC.

De 1998 até 2003, ela participou do Exame de Nacional de Cursos - ENC, quando este foi substituído pelo Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes- ENADE.

Em 2004, com a implantação pelo SINAES do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, novas dimensões passaram a ser investigadas também para o Curso e a Instituição onde ele está sendo realizado.

O ENADE é aplicado periodicamente e para tanto, o MEC define as áreas e cursos que serão examinados a cada ano.

 Ainda em 2004, a UNEB participou deste exame, onde entre outros, foram avaliados os Cursos de: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia e Nutrição, obtendo conceitos que variaram entre 3 e 4.

Em 2006, os Cursos selecionados foram: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design (Desenho Industrial), Direito, Música, Normal Superior, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo. A UNEB, mais uma vez, procedeu à inscrição de seus alunos para os cursos selecionados e por ela oferecidos. Desde então, ela vem regularmente participando do ENADE, através dos Cursos convocados para tal pelo MEC.

Os estudantes que participam desse exame, são selecionados por amostragem, em momentos distintos de sua formação. Um grupo, de ingressantes, composto de alunos ao final do primeiro ano. Outro, de concluintes, integrantes de alunos do último ano do Curso.
Dada a sua natureza, o ENADE gera diversos tipos de nota: de desempenho dos ingressantes e dos concluintes na parte específica, de ingressantes e concluintes na parte de formação geral, de onde é retirada uma média ponderada que constitui o ENADE Conceito. E ainda, a nota entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para concluintes deste mesmo curso, cuja média ponderada constitui o IDD Conceito – Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado.

São atribuídos conceitos a cada uma e ao conjunto das dimensões avaliadas, numa escala de cinco níveis, sendo os níveis 4 e 5 indicativos de pontos fortes, os níveis 1 e 2 indicativos de pontos fracos e o nível 3 indicativo do mínimo aceitável para os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e de credenciamento e recredenciamento de Instituições.

Os conceitos obtidos pela UNEB no ENADE realizado em 2006, 2007 e 2008 podem ser verificados nos quadros 12, 13 e 14 apresentados a seguir, informando que dos cursos avaliados, alguns não tiveram a participação do grupo de concluintes, por se tratar de cursos novos que não apresentavam, ainda, alunos em fase de conclusão.

QUADRO 12 - RESULTADO DA AVALIACÃO DO ENADE/2006

CAMPUS/
MUNICÍPIO

CURSO

MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL
MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO
MÉDIA
GERAL
ENADE
CONCEITO
IDD
CONCEITO
ING.
CONC.
ING.
CONC.
ING.
CONC.
I
Salvador
Turismo e Hotelaria
61,6
23,0
58,8
56,5
29,0
52,7
4
1
Ciências Contábeis
52,7
26,0
29,2
32,4
27,0
49,9
4
3
Desenho Industrial
53,1
24,0
54,7
62,9
22,0
57,6
5
3
Comunicação
Social
46,2
11,0
35,8
58,9
30,0
62,5
5
5
III
 Juazeiro
Comunicação
Social
44,0
00
33,0
00
33,0
00
SC
SC
IV
Jacobina
Direito
54,1
00
46,2
00
25,0
00
SC
SC
V
Santo
Antônio de
Jesus
Administração
51,5
42,0
43,2
53,6
31,0
54,4
5
4
VII
Senhor do
Bonfim
Ciências Contábeis
54,9
00
28,5
00
31,0
00
SC
SC




CAMPUS/
MUNICÍPIO

CURSO

MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL
MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO
MÉDIA
GERAL
ENADE
CONCEITO
IDD
CONCEITO
ING.
CONC.
ING.
CONC.
ING.
CONC.
IX
Barreiras
Ciências Contábeis
54,1
47,0
23,5
31,8
50,0
54,6
4
3
XI
Serrinha
Administração
57,9
00
44,9
00
32,0
00
SC
SC
XII
Guanambi
Administração
49,6
00
39,7
00
31,0
00
SC
SC
XVII
Bom Jesus da Lapa
Administração
56,1
00
46,2
00
28,0
00
SC
SC
XIX Camaçari
Ciências Contábeis
50,4
27,0
26,9
34,4
65,0
55,1
4
4

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

 



QUADRO 13 - RESULTADO DA AVALIACÃO DO ENADE/2007


CAMPUS/
MUNICÍPIO

CURSO

MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL
MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO
MÉDIA
GERAL
ENADE
CONCEITO
IDD
CONCEITO
ING.
CONC.
ING.
CONC.
ING.
CONC.
I
Salvador
Enfermagem
13,0
58,3
9,0
41,7
10,0
45,9
2
3
Farmácia
67,1
-
46,3
-
51,5
-
SC
SC
Fisioterapia
33,4
-
20,8
-
24,0
-
SC
SC
Fonoaudiologia
18,4
12,5
19,6
22,9
19,3
20,3
1
SC
II
Alagoinhas
Educação Física
51,8
-
55,3
-
54,4
-
SC
SC
III
Juazeiro
Agronomia
55,6
60,8
40,6
55,5
44,3
56,8
4
3
IV
Jacobina
Educação Física
-
53,9
-
57,5
-
56,6
SC
SC
IX
Barreiras
Engenharia Agronômica
67,7
66,2
48,0
57,1
52,9
59,4
4
3
XII
Guanambi
Educação Física
11,1
51,1
11,6
48,7
11,4
49,3
2
SC
Enfermagem
60,4
-
29,6
-
37,3
-
SC
SC

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

 

QUADRO 14 - RESULTADO DA AVALIACÃO DO ENADE/2008

CAMPUS/
MUNICÍPIO

CURSO

MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL
MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO
MÉDIA
GERAL
ENADE
CONCEITO
IDD
CONCEITO
ING.
CONC.
ING.
CONC.
ING.
CONC.
I
Salvador
Letras
-
50,0
-
49,5
-
49,6
SC
SC
Química
50,8
56,9
24,4
44,3
31,0
47,5
5
5
Pedagogia
53,8
53,6
52,1
60,7
52,5
58,9
4
3
Sistemas de Informação
59,0
52,8
33,7
43,8
40,0
46,0
5
3
II
Aalagoinhas
Matemática
43,1
49,8
30,5
36,5
33,6
39,8
3
3
Letras
51,2
54,9
45,1
51,9
46,6
52,7
4
4
Ciências Biológicas
45,9
43,5
31,2
28,2
34,9
32,0
2
2
História
53,1
49,6
43,1
35,1
45,6
38,7
3
2
Análises de Sistemas
51,9
46,0
26,8
31,0
33,1
34,7
3
2
III
Juazeiro
Pedagogia
48,4
52,0
47,6
51,6
47,8
51,7
3
3
IV
Jacobina
Letras
54,5
54,3
48,4
48,4
49,9
49,9
3
3
História
54,3
48,8
41,0
39,1
44,3
41,5
3
2
Geografia
54,5
50,5
38,3
37,9
42,3
41,0
3
2
V
Santo Antônio de Jesus
Letras
41,3
59,3
55,5
61,5
51,9
61,0
5
SC
História
58,0
-
58,2
-
58,1
-
SC
SC
Geografia
-
56,7
-
39,7
-
44,0
SC
SC
VI
Caetité
Matemática
56,3
54,1
30,0
31,4
36,6
37,0
3
2
Letras
57,6
57,0
49,5
52,1
51,5
53,3
4
4
História
53,9
60,3
40,4
48,1
43,8
51,2
4
4
VII
Senhor do Bonfim
Matemática
47,2
49,3
26,4
35,1
31,6
38,6
3
SC
Ciências Biológicas
-
57,3
-
38,9
-
43,5
SC
SC
VIII
Paulo Afonso
Matemática
50,4
49,8
26,8
31,2
32,7
35,9
3
2
Ciências Biológicas
58,2
58,6
33,2
36,2
39,4
41,8
3
3
Pedagogia
48,1
55,7
46,6
58,3
47,0
57,6
4
4
Engenharia da Pesca
48,0
51,3
35,9
38,9
38,9
42,0
2
3
IX
Barreiras
Matemática
50,8
-
20,4
-
28,0
-
SC
SC
Letras
53,6
54,6
37,6
48,8
41,6
50,2
3
4
Ciências Biológicas
54,6
45,5
32,5
27,4
38,0
31,9
2
1
Pedagogia
47,2
46,6
44,5
53,0
45,2
51,4
3
3



CAMPUS/
MUNICÍPIO

CURSO

MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL
MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO
MÉDIA
GERAL
ENADE
CONCEITO
IDD
CONCEITO
ING.
CONC.
ING.
CONC.
ING.
CONC.
X
Teixeira de Freitas
Matemática
47,8
52,6
26,4
32,9
31,8
37,9
3
SC
Letras
57,8
61,7
45,4
52,6
48,5
54,9
4
SC
Ciências Biológicas
52,0
56,0
29,1
34,8
34,8
40,1
3
SC
Pedagogia
53,5
52,5
46,8
52,9
48,5
52,8
3
3
História
56,3
-
39,6
-
43,8
-
SC
SC
XI
Serrinha
Pedagogia
58,4
51,0
51,6
58,3
53,3
56,5
4
3
Geografia
46,9
-
32,2
-
35,9
-
SC
SC
XII
Guanambi
Pedagogia
52,0
53,4
50,4
55,6
50,8
55,1
4
3
XIII
Itaberaba
Letras
50,9
53,7
43,0
52,7
45,0
52,8
4
4
Pedagogia
47,2
45,3
43,1
48,1
44,1
47,4
3
2
História
51,0
-
37,4
-
40,8
-
SC
SC
XIV
Conceição do Coité
Letras
-
52,2
-
44,8
-
46,6
SC
SC
História
51,7
-
38,2
-
41,6
-
SC
SC
XVI
Irecê
Letras
53,3
48,9
44,2
39,5
46,5
41,8
2
2
Pedagogia
50,3
53,0
48,2
57,9
48,7
56,6
4
4
XVII
Bom Jesus da Lapa
Pedagogia
44,4
50,1
42,0
53,9
42,6
52,9
3
4
XX
Brumado
Letras
53,7
56,1
43,4
47,7
45,9
49,8
3
3
XXI
Ipiaú
Letras
-
55,1
-
48,7
-
50,3
SC
SC
XXII
Euclides da Cunha
Letras
54,9
56,5
45,7
52,1
48,0
53,2
4
4
XXIII
Seabra
Letras
54,5
59,6
41,4
53,9
44,7
55,3
4
5
XXIV
Xique-Xique
Letras
49,0
53,0
40,2
45,7
42,4
47,5
3
3

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Vale salientar que os resultados de qualquer avaliação devem ser interpretados, cuidadosamente, para evitar conclusões equivocadas. A questão é demasiadamente complexa. No caso das condições de uma instituição de ensino que se autoriza a esta tarefa, além da análise histórica da educação, é imprescindível a análise contextual da escola, que vai desde a iniciação das primeiras letras, e de outros elementos que estão implicados no processo da aprendizagem, como a família até  as condições sócio-econômicas do educando.

Quanto à avaliação dos Cursos procedida pelo Conselho Estadual de Educação, a UNEB também tem obtido êxito, uma vez que todos os cursos que são submetidos à apreciação do referido Conselho, têm tido parecer favorável ao seu reconhecimento, confirmado por Decreto Governamental publicado em Diário Oficial .

O resultado das avaliações dos Cursos aqui apresentado não deve ser entendido como um juízo definitivo do trabalho desenvolvido, mas como resultado de um empenho cotidiano, onde a UNEB como Instituição Pública, presente em diversas regiões do Estado, prima pela qualidade dos Cursos que oferece, reestruturando-os, ampliando e suspendendo a sua oferta de acordo com os indicadores sociais do seu contexto, e sobretudo, buscando responder às demandas de formação profissional do mundo contemporâneo.

O ano de 2005 foi o marco de uma grande conquista para Universidade do Estado da Bahia, pois lhe foi conferido pelo Decreto Governamental nº 9.751, de 03 de janeiro de 2006, o seu recredenciamento por um período de cinco anos. Esta foi uma medida bastante representativa para a Instituição, demonstrando a sua credibilidade institucional, a sua renovação e o seu desenvolvimento dentro do meio acadêmico e da comunidade, na medida que promove eventos de cunho social significativos.

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