1.7. CREDIBILIDADE INSTITUCIONAL |
A educação superior significa muito mais para um país do que a formação de bons profissionais. Um sistema de educação, solidamente enraizado nos problemas que desafiam o desenvolvimento social, produz conhecimento e gera inovações tecnológicas. No campo do ensino, passa a ser referência na qualificação de profissionais que irão atuar na educação infantil, no ensino fundamental e médio.
No campo da pesquisa e extensão, essa educação desempenha um notável papel junto às comunidades locais e regionais, transferindo tecnologias para pequenas e grandes empresas, apoiando governos municipais, participando de políticas públicas, assessorando projetos desenvolvidos por sindicatos de trabalhadores, por associações de moradores e tantas outras entidades.
Nesta perspectiva é que a UNEB tem atuado, buscando comprometer-se cada vez mais com a sua missão de produzir conhecimento, divulgá-lo, disponibilizá-lo e torná-lo acessível a um universo populacional cada vez maior. Isto requer práticas cotidianas de avaliação da sua ação e dos impactos causados no contexto onde está inserida. Assim, ela não tem se excluído dos processos avaliativos onde, além das questões relacionadas ao ensino, ela é avaliada também pelas atividades de pesquisa e extensão que desenvolve. Internamente, este trabalho tem sido coordenado pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, que tem atuado em consonância com as dimensões apontadas pelo Sistema Nacional de Educação Superior – SINAES.
Além desta, a UNEB tem respondido de forma satisfatória aos procedimentos de avaliação adotados pelo MEC e pelo Conselho Estadual de Educação – CEE. A avaliação institucional sistematizada por estes organismos, investiga além da formação acadêmica, a atuação de professores e as condições institucionais de infra-estrutura que as instituições de ensino superior oferecem. Com essa prática, cria-se um dispositivo regulador para conceder o reconhecimento ou a renovação dos cursos de graduação e até o recredenciamento das Universidades.
Assim, a UNEB vem participando regularmente destas avaliações, seja através do reconhecimento dos seus cursos, seja através dos mecanismos específicos adotados pelo MEC.
De 1998 até 2003, ela participou do Exame de Nacional de Cursos - ENC, quando este foi substituído pelo Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes- ENADE.
Em 2004, com a implantação pelo SINAES do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, novas dimensões passaram a ser investigadas também para o Curso e a Instituição onde ele está sendo realizado.
O ENADE é aplicado periodicamente e para tanto, o MEC define as áreas e cursos que serão examinados a cada ano.
Ainda em 2004, a UNEB participou deste exame, onde entre outros, foram avaliados os Cursos de: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia e Nutrição, obtendo conceitos que variaram entre 3 e 4.
Em 2006, os Cursos selecionados foram: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design (Desenho Industrial), Direito, Música, Normal Superior, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo. A UNEB, mais uma vez, procedeu à inscrição de seus alunos para os cursos selecionados e por ela oferecidos. Desde então, ela vem regularmente participando do ENADE, através dos Cursos convocados para tal pelo MEC.
Os estudantes que participam desse exame, são selecionados por amostragem, em momentos distintos de sua formação. Um grupo, de ingressantes, composto de alunos ao final do primeiro ano. Outro, de concluintes, integrantes de alunos do último ano do Curso.
Dada a sua natureza, o ENADE gera diversos tipos de nota: de desempenho dos ingressantes e dos concluintes na parte específica, de ingressantes e concluintes na parte de formação geral, de onde é retirada uma média ponderada que constitui o ENADE Conceito. E ainda, a nota entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para concluintes deste mesmo curso, cuja média ponderada constitui o IDD Conceito – Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado.
São atribuídos conceitos a cada uma e ao conjunto das dimensões avaliadas, numa escala de cinco níveis, sendo os níveis 4 e 5 indicativos de pontos fortes, os níveis 1 e 2 indicativos de pontos fracos e o nível 3 indicativo do mínimo aceitável para os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos e de credenciamento e recredenciamento de Instituições.
Os conceitos obtidos pela UNEB no ENADE realizado em 2006, 2007 e 2008 podem ser verificados nos quadros 12, 13 e 14 apresentados a seguir, informando que dos cursos avaliados, alguns não tiveram a participação do grupo de concluintes, por se tratar de cursos novos que não apresentavam, ainda, alunos em fase de conclusão.
QUADRO 12 - RESULTADO DA AVALIACÃO DO ENADE/2006
CAMPUS/ MUNICÍPIO | CURSO | MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL | MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO | MÉDIA GERAL | ENADE CONCEITO | IDD CONCEITO | |||
ING. | CONC. | ING. | CONC. | ING. | CONC. | ||||
I Salvador | Turismo e Hotelaria | 61,6 | 23,0 | 58,8 | 56,5 | 29,0 | 52,7 | 4 | 1 |
Ciências Contábeis | 52,7 | 26,0 | 29,2 | 32,4 | 27,0 | 49,9 | 4 | 3 | |
Desenho Industrial | 53,1 | 24,0 | 54,7 | 62,9 | 22,0 | 57,6 | 5 | 3 | |
Comunicação Social | 46,2 | 11,0 | 35,8 | 58,9 | 30,0 | 62,5 | 5 | 5 | |
III Juazeiro | Comunicação Social | 44,0 | 00 | 33,0 | 00 | 33,0 | 00 | SC | SC |
IV Jacobina | Direito | 54,1 | 00 | 46,2 | 00 | 25,0 | 00 | SC | SC |
V Santo Antônio de Jesus | Administração | 51,5 | 42,0 | 43,2 | 53,6 | 31,0 | 54,4 | 5 | 4 |
VII Senhor do Bonfim | Ciências Contábeis | 54,9 | 00 | 28,5 | 00 | 31,0 | 00 | SC | SC |
|
CAMPUS/ MUNICÍPIO | CURSO | MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL | MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO | MÉDIA GERAL | ENADE CONCEITO | IDD CONCEITO | |||
ING. | CONC. | ING. | CONC. | ING. | CONC. | ||||
IX Barreiras | Ciências Contábeis | 54,1 | 47,0 | 23,5 | 31,8 | 50,0 | 54,6 | 4 | 3 |
XI Serrinha | Administração | 57,9 | 00 | 44,9 | 00 | 32,0 | 00 | SC | SC |
XII Guanambi | Administração | 49,6 | 00 | 39,7 | 00 | 31,0 | 00 | SC | SC |
XVII Bom Jesus da Lapa | Administração | 56,1 | 00 | 46,2 | 00 | 28,0 | 00 | SC | SC |
XIX Camaçari | Ciências Contábeis | 50,4 | 27,0 | 26,9 | 34,4 | 65,0 | 55,1 | 4 | 4 |
|
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
QUADRO 13 - RESULTADO DA AVALIACÃO DO ENADE/2007
CAMPUS/ MUNICÍPIO | CURSO | MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL | MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO | MÉDIA GERAL | ENADE CONCEITO | IDD CONCEITO | |||
ING. | CONC. | ING. | CONC. | ING. | CONC. | ||||
I Salvador | Enfermagem | 13,0 | 58,3 | 9,0 | 41,7 | 10,0 | 45,9 | 2 | 3 |
Farmácia | 67,1 | - | 46,3 | - | 51,5 | - | SC | SC | |
Fisioterapia | 33,4 | - | 20,8 | - | 24,0 | - | SC | SC | |
Fonoaudiologia | 18,4 | 12,5 | 19,6 | 22,9 | 19,3 | 20,3 | 1 | SC | |
II Alagoinhas | Educação Física | 51,8 | - | 55,3 | - | 54,4 | - | SC | SC |
III Juazeiro | Agronomia | 55,6 | 60,8 | 40,6 | 55,5 | 44,3 | 56,8 | 4 | 3 |
IV Jacobina | Educação Física | - | 53,9 | - | 57,5 | - | 56,6 | SC | SC |
IX Barreiras | Engenharia Agronômica | 67,7 | 66,2 | 48,0 | 57,1 | 52,9 | 59,4 | 4 | 3 |
XII Guanambi | Educação Física | 11,1 | 51,1 | 11,6 | 48,7 | 11,4 | 49,3 | 2 | SC |
Enfermagem | 60,4 | - | 29,6 | - | 37,3 | - | SC | SC | |
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Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
QUADRO 14 - RESULTADO DA AVALIACÃO DO ENADE/2008
CAMPUS/ MUNICÍPIO | CURSO | MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL | MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO | MÉDIA GERAL | ENADE CONCEITO | IDD CONCEITO | |||
ING. | CONC. | ING. | CONC. | ING. | CONC. | ||||
I Salvador | Letras | - | 50,0 | - | 49,5 | - | 49,6 | SC | SC |
Química | 50,8 | 56,9 | 24,4 | 44,3 | 31,0 | 47,5 | 5 | 5 | |
Pedagogia | 53,8 | 53,6 | 52,1 | 60,7 | 52,5 | 58,9 | 4 | 3 | |
Sistemas de Informação | 59,0 | 52,8 | 33,7 | 43,8 | 40,0 | 46,0 | 5 | 3 | |
II Aalagoinhas | Matemática | 43,1 | 49,8 | 30,5 | 36,5 | 33,6 | 39,8 | 3 | 3 |
Letras | 51,2 | 54,9 | 45,1 | 51,9 | 46,6 | 52,7 | 4 | 4 | |
Ciências Biológicas | 45,9 | 43,5 | 31,2 | 28,2 | 34,9 | 32,0 | 2 | 2 | |
História | 53,1 | 49,6 | 43,1 | 35,1 | 45,6 | 38,7 | 3 | 2 | |
Análises de Sistemas | 51,9 | 46,0 | 26,8 | 31,0 | 33,1 | 34,7 | 3 | 2 | |
III Juazeiro | Pedagogia | 48,4 | 52,0 | 47,6 | 51,6 | 47,8 | 51,7 | 3 | 3 |
IV Jacobina | Letras | 54,5 | 54,3 | 48,4 | 48,4 | 49,9 | 49,9 | 3 | 3 |
História | 54,3 | 48,8 | 41,0 | 39,1 | 44,3 | 41,5 | 3 | 2 | |
Geografia | 54,5 | 50,5 | 38,3 | 37,9 | 42,3 | 41,0 | 3 | 2 | |
V Santo Antônio de Jesus | Letras | 41,3 | 59,3 | 55,5 | 61,5 | 51,9 | 61,0 | 5 | SC |
História | 58,0 | - | 58,2 | - | 58,1 | - | SC | SC | |
Geografia | - | 56,7 | - | 39,7 | - | 44,0 | SC | SC | |
VI Caetité | Matemática | 56,3 | 54,1 | 30,0 | 31,4 | 36,6 | 37,0 | 3 | 2 |
Letras | 57,6 | 57,0 | 49,5 | 52,1 | 51,5 | 53,3 | 4 | 4 | |
História | 53,9 | 60,3 | 40,4 | 48,1 | 43,8 | 51,2 | 4 | 4 | |
VII Senhor do Bonfim | Matemática | 47,2 | 49,3 | 26,4 | 35,1 | 31,6 | 38,6 | 3 | SC |
Ciências Biológicas | - | 57,3 | - | 38,9 | - | 43,5 | SC | SC | |
VIII Paulo Afonso | Matemática | 50,4 | 49,8 | 26,8 | 31,2 | 32,7 | 35,9 | 3 | 2 |
Ciências Biológicas | 58,2 | 58,6 | 33,2 | 36,2 | 39,4 | 41,8 | 3 | 3 | |
Pedagogia | 48,1 | 55,7 | 46,6 | 58,3 | 47,0 | 57,6 | 4 | 4 | |
Engenharia da Pesca | 48,0 | 51,3 | 35,9 | 38,9 | 38,9 | 42,0 | 2 | 3 | |
IX Barreiras | Matemática | 50,8 | - | 20,4 | - | 28,0 | - | SC | SC |
Letras | 53,6 | 54,6 | 37,6 | 48,8 | 41,6 | 50,2 | 3 | 4 | |
Ciências Biológicas | 54,6 | 45,5 | 32,5 | 27,4 | 38,0 | 31,9 | 2 | 1 | |
Pedagogia | 47,2 | 46,6 | 44,5 | 53,0 | 45,2 | 51,4 | 3 | 3 | |
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CAMPUS/ MUNICÍPIO | CURSO | MÉDIA DA FORMAÇÃO GERAL | MÉDIA DO COMPONENTE ESPECÍFICO | MÉDIA GERAL | ENADE CONCEITO | IDD CONCEITO | |||
ING. | CONC. | ING. | CONC. | ING. | CONC. | ||||
X Teixeira de Freitas | Matemática | 47,8 | 52,6 | 26,4 | 32,9 | 31,8 | 37,9 | 3 | SC |
Letras | 57,8 | 61,7 | 45,4 | 52,6 | 48,5 | 54,9 | 4 | SC | |
Ciências Biológicas | 52,0 | 56,0 | 29,1 | 34,8 | 34,8 | 40,1 | 3 | SC | |
Pedagogia | 53,5 | 52,5 | 46,8 | 52,9 | 48,5 | 52,8 | 3 | 3 | |
História | 56,3 | - | 39,6 | - | 43,8 | - | SC | SC | |
XI Serrinha | Pedagogia | 58,4 | 51,0 | 51,6 | 58,3 | 53,3 | 56,5 | 4 | 3 |
Geografia | 46,9 | - | 32,2 | - | 35,9 | - | SC | SC | |
XII Guanambi | Pedagogia | 52,0 | 53,4 | 50,4 | 55,6 | 50,8 | 55,1 | 4 | 3 |
XIII Itaberaba | Letras | 50,9 | 53,7 | 43,0 | 52,7 | 45,0 | 52,8 | 4 | 4 |
Pedagogia | 47,2 | 45,3 | 43,1 | 48,1 | 44,1 | 47,4 | 3 | 2 | |
História | 51,0 | - | 37,4 | - | 40,8 | - | SC | SC | |
XIV Conceição do Coité | Letras | - | 52,2 | - | 44,8 | - | 46,6 | SC | SC |
História | 51,7 | - | 38,2 | - | 41,6 | - | SC | SC | |
XVI Irecê | Letras | 53,3 | 48,9 | 44,2 | 39,5 | 46,5 | 41,8 | 2 | 2 |
Pedagogia | 50,3 | 53,0 | 48,2 | 57,9 | 48,7 | 56,6 | 4 | 4 | |
XVII Bom Jesus da Lapa | Pedagogia | 44,4 | 50,1 | 42,0 | 53,9 | 42,6 | 52,9 | 3 | 4 |
XX Brumado | Letras | 53,7 | 56,1 | 43,4 | 47,7 | 45,9 | 49,8 | 3 | 3 |
XXI Ipiaú | Letras | - | 55,1 | - | 48,7 | - | 50,3 | SC | SC |
XXII Euclides da Cunha | Letras | 54,9 | 56,5 | 45,7 | 52,1 | 48,0 | 53,2 | 4 | 4 |
XXIII Seabra | Letras | 54,5 | 59,6 | 41,4 | 53,9 | 44,7 | 55,3 | 4 | 5 |
XXIV Xique-Xique | Letras | 49,0 | 53,0 | 40,2 | 45,7 | 42,4 | 47,5 | 3 | 3 |
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Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.
Vale salientar que os resultados de qualquer avaliação devem ser interpretados, cuidadosamente, para evitar conclusões equivocadas. A questão é demasiadamente complexa. No caso das condições de uma instituição de ensino que se autoriza a esta tarefa, além da análise histórica da educação, é imprescindível a análise contextual da escola, que vai desde a iniciação das primeiras letras, e de outros elementos que estão implicados no processo da aprendizagem, como a família até as condições sócio-econômicas do educando.
Quanto à avaliação dos Cursos procedida pelo Conselho Estadual de Educação, a UNEB também tem obtido êxito, uma vez que todos os cursos que são submetidos à apreciação do referido Conselho, têm tido parecer favorável ao seu reconhecimento, confirmado por Decreto Governamental publicado em Diário Oficial .
O resultado das avaliações dos Cursos aqui apresentado não deve ser entendido como um juízo definitivo do trabalho desenvolvido, mas como resultado de um empenho cotidiano, onde a UNEB como Instituição Pública, presente em diversas regiões do Estado, prima pela qualidade dos Cursos que oferece, reestruturando-os, ampliando e suspendendo a sua oferta de acordo com os indicadores sociais do seu contexto, e sobretudo, buscando responder às demandas de formação profissional do mundo contemporâneo.
O ano de 2005 foi o marco de uma grande conquista para Universidade do Estado da Bahia, pois lhe foi conferido pelo Decreto Governamental nº 9.751, de 03 de janeiro de 2006, o seu recredenciamento por um período de cinco anos. Esta foi uma medida bastante representativa para a Instituição, demonstrando a sua credibilidade institucional, a sua renovação e o seu desenvolvimento dentro do meio acadêmico e da comunidade, na medida que promove eventos de cunho social significativos.
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