Do Curso

3. DO CURSO






3.1. ESPECIFICIDADES


O Curso de Licenciatura em Educação Física integrante da Plataforma Freire aqui apresentado, se insere dentro dos Programas Especiais de Cursos de Graduação oferecidos pela UNEB, e como tal, apresenta especificidades que o diferencia dos cursos de oferta contínua anualmente oferecidos por esta Universidade.

Dentro destas especificidades, destaca-se o caráter intensivo de formação, associado às experiências e práticas docentes do aluno, de forma a garantir um dos seus princípios básicos – a articulação da teoria com a prática, sem perder de vista a qualidade desse processo; e ainda a possibilidade de absorção de uma demanda de formação superior que os Cursos de oferta contínua não têm conseguido atender, dado o alto número de professores ainda sem a qualificação necessária em todo Estado da Bahia.
Os Cursos destes Programas Especiais são desenvolvidos em parceria com órgãos públicos ou instituições privadas, a quem compete a responsabilidade do recurso financeiro para execução das atividades programadas. A gestão pedagógica fica a cargo da UNEB, a partir do know haw acumulado como universidade pública multicampi de qualidade, com identidade assentada na formação de professores. 

As condições de execução dos Cursos são definidas a priori, através de convênio entre a UNEB e o órgão/instituição financiador.  No caso específico dos Cursos da Plataforma Freire, o convênio foi estabelecido com o MEC, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, onde foi definida a seguinte configuração:
  • São Cursos na modalidade de 1ª. Licenciatura, destinados a docentes da rede pública em exercício, sem formação adequada;
  •  Têm duração de três anos;
  • São presenciais, modulares ou semestrais.

Com estas características, a UNEB, em consonância com os documentos pertinentes emanados do Conselho Nacional de Educação, de modo especial com as  Diretrizes Curriculares, propôs uma estrutura curricular para estes Cursos, onde possa ser garantida a qualidade e a flexibilidade do processo formativo, respeitando a autonomia do aluno, as carências educacionais do contexto e o processo permanente de construção e reelaboração do conhecimento.

Portanto, são Cursos que:

  • Apresentam metodologia diferenciada dos Cursos de oferta contínua;
  • Dão prioridade à abordagens pedagógicas centradas no desenvolvimento da autonomia intelectual do professor-aluno;
·  Os componentes curriculares são desenvolvidos através de  núcleos de formação;
·  Todos os núcleos contemplam elementos de fundamentação, essenciais em todas as áreas do conhecimento;
·        No seu processo de avaliação, contemplam os Estudos Complementares como possibilidade de recuperação de algum componente curricular onde o professor-aluno não tenha tido êxito;
·        Destinam-se a professores que estejam em efetiva regência de classe na rede pública estadual e municipal, com atuação no segundo ciclo do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio;
·        Valorizam o cotidiano da ação docente do professor-aluno através da articulação da teoria com a prática.

A forma de acesso a estes Cursos também apresenta especificidades. Além de ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, os candidatos interessados em ocupar uma das vagas oferecidas, deverão:
·       Ter sido classificado em processo seletivo direcionado, realizado pela  
      UNEB;
·      Estar em efetiva regência de classe na rede pública estadual e municipal, 
    atuando  na área do Curso no segundo ciclo do Ensino Fundamental   
     ou  no Ensino Médio;
·      Permanecer no exercício da docência em instituição pública, até o final do 
    Curso sob pena de cancelamento de matrícula;
·      Submeter-se às normas e exigências estabelecidas pelo Projeto, quanto a: 
      local, período, turno, calendário acadêmico, etc.







3.2. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA


Os Cursos da Plataforma Freire apresentam uma estrutura administrativa composta por:

·        Coordenação Central
A esta Coordenação compete a responsabilidade de estar em articulação constante entre o MEC/CAPES, Departamentos da UNEB e o Coordenador do Curso, de forma a viabilizar a concretização do que foi previamente programado e estabelecido, mediando os encaminhamentos e assessorando na busca de solução para as dificuldades  encontradas na realização do Curso.
Esta Coordenação Central é indicada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação-PROGRAD.

·        Coordenação Geral de Curso
Esta Coordenação será ocupada por um professor da área específica do Curso, a ser indicado pela PROGRAD. Ela terá a responsabilidade de  acompanhar e assessorar os coordenadores locais no desenvolvimento do Curso. Além disso, deve mediar os encaminhamentos junto à Coordenação Central e Coordenação Local, devendo estar fisicamente presente na Coordenação Central em horários previamente estabelecidos e quando necessário, na Coordenação Local.
          
·        Coordenação Local
A Coordenação Local será ocupada por um professor  da área do Curso, que terá como atribuição principal fazer o acompanhamento in loco das ações programadas para o Curso, estabelecendo a articulação necessária com o Departamento ou Pólo, a Coordenação Geral do Curso e o poder público local, de forma a solucionar as dificuldades apresentadas.
·        Professor – Pesquisador - Formador
Responsável por ministrar um ou mais componente curricular do Curso e acompanhar as atividades deles decorrentes. Estes professores são também responsáveis pelo acompanhamento das Oficinas Articulares e Atividades Complementares.
·        Secretaria Acadêmica
A secretaria acadêmica é o setor responsável pelo registro das atividades acadêmicas desenvolvidas pelos professores-alunos e onde ficam arquivadas cópias dos  documentos pessoais e da vida acadêmica desses alunos. 
·        Professor-Aluno
Os alunos deste Curso são denominados de professores-alunos por atuarem, paralelamente à realização do Curso, como docentes em salas de aula do segundo ciclo do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.





3.3. ESTRUTRUA CURRICULAR


3.3.1. Objetivos

Os Cursos integrantes da Plataforma Freire são resultantes da implementação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto no. 6.755/2009) que em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios visa possibilitar a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas estaduais e municipais da educação, com o oferecimento de Cursos de graduação e pós-graduação para aqueles que ainda se encontram sem a formação adequada, conforme exigência da LDB 9.394/96.

Assim, o Curso de Educação Física aqui apresentado, em seu contexto específico, objetiva:

·        Atender a demanda da Educação Superior, nas redes de ensino oficiais integrantes das microrregiões onde estão sediados os Departamentos da UNEB;

·        Graduar docentes que atuam no Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e Ensino Médio da Rede Pública Estadual e Municipal de Ensino, visando suprir a carência de profissionais qualificados na área de Educação Física.


3.3.2. Perfil Profissiográfico

Este Curso busca assegurar uma formação generalista que esteja calcada em princípios humanísticos e éticos.  Tais princípios deverão estar articulados com o contexto histórico - cultural, de modo a possibilitar a legitimação, circulação e construção de conhecimentos relacionados à motricidade humana. Assim, os egressos deste Curso serão qualificados para analisarem criticamente a realidade social e nela intervirem acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano.

É um Curso de formação de professores que possibilita a seus egressos atuarem com competência em espaços educativos do Ensino Fundamental e Médio, especificamente como:
·        Docentes;
·        Pesquisadores, desenvolvendo estudos e análises na área educacional;
·        Organizadores de programas de capacitação e atualização para docentes de Educação Física;
·        Coordenadores de atividades técnico-educativas.
Estes profissionais poderão atuar também em áreas de assessoramento técnico relacionadas à Educação Física, em empresas públicas e privadas.


3.3.3. Habilidade e Competências

Para a formação de profissionais competentes licenciados em Educação Física como a que aqui é pretendida, é necessário que sejam desenvolvidas competências e habilidades como:

  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da área e aqueles advindos das ciências afins;
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social, para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

  • Participar,assessorar,coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, dentre outros;
  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas, de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, e avaliar projetos e programas que visem a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante  a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar  as formas de interagir com as fontes de produção e difusão de conhecimentos da Educação Física e áreas afins.


3.3.4 Justificativa Curricular

A proposta curricular do Curso  de Educação Física aqui apresentada, valendo-se da autonomia possibilitada às Universidades pela LDB 9.394/96, constitui-se numa estrutura flexível, dinâmica e articulada, de forma a favorecer o crescimento intelectual do professor-aluno, através do acolhimento de suas experiências e respeito às diversidades culturais manifestadas.  Organizada por núcleos de conhecimentos, esta proposta visa não somente o processo de construção e ampliação de conhecimentos, mas também instigar o diálogo com a produção científica, oferecendo oportunidades de reinterpretação para os diversos contextos escolares de atuação desses professores.

A implementação desta proposta se dará, portanto, a partir de um contexto real, considerando que os alunos do Curso são obrigatoriamente professores do Ensino Fundamental e/ou Médio.

Entretanto, muitas vezes esses professores, por não terem formação adequada às necessidades do processo de ensino do qual participam como docentes, não conseguem estabelecer a articulação necessária entre os conteúdos, o contexto e a aprendizagem do seu aluno. Sobre isso argumenta o Parecer CNE 09/01:
[...] o professor, nem sempre consegue criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos se ele não compreender, com razoável profundidade e com necessária adequação à situação escolar, os conteúdos das áreas do conhecimento que serão objeto de sua atuação didática, os contextos em que se inscrevem e as temáticas transversais ao currículo escolar.
(CNE/CP 009/2001)

E assim, este professor nem sempre tem clareza da mediação que se faz necessária para que este aluno consiga se apropriar do processo de aprendizagem de forma a torná-la significativa e contextualizada.

A proposta curricular do Curso possibilitará que sejam identificados os obstáculos de ordem epistemológica e didática, estabelecendo relações dos conteúdos com a realidade, com o contexto histórico, sem perder de vista a ação articular, a relevância social e a contribuição para o desenvolvimento intelectual do professor-aluno.
Esta proposta está fundamentada na Resolução CNE/CES nº 7/04 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Educação Física , resultando em uma estrutura, onde o ensino da Educação Física seja desenvolvido dentro de um processo de reflexão crítica, que inclua os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais e morais, éticos e estéticos próprios de uma  sociedade plural e democrática.

Os núcleos por área de conhecimento integrantes desta estrutura são os seguintes:

·        Núcleo Científico Cultural
·        Núcleo de Estudos Integradores
·        Núcleo Articulador
·        Núcleo das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais








NÚCLEO CIENTÍFICO CULTURAL


Este núcleo é constituído pelos componentes curriculares do Conhecimento Básico e do Conhecimento Específico, de modo a contemplar a diversidade e a multiculturalidade  da sociedade brasileira, atendendo ao mesmo tempo a necessidade de crescimento intelectual do professor-aluno e  ao contexto da comunidade regional.

                                                                                                                                       
COMPONENTES DO CONHECIMENTO BÁSICO

Constituído por áreas de conhecimento consideradas essenciais para o homem, os componentes curriculares do conhecimento básico são: Antropologia, Sociologia, Filosofia, Psicologia I e II, Oficina de Leitura e Produção Textual, Metodologia da Pesquisa, História da Educação, Informática e Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica I,II, III,IV,V,VI. Ele objetiva dar uma formação abrangente que possibilite um competente trabalho profissional com indivíduos em contextos histórico-sociais específicos, propiciando um contínuo diálogo entre os componentes dos diferentes núcleos. Assim, tem a pretensão de desenvolver no professor-aluno a capacidade de superar os desafios que lhe serão impostos pelo exercício profissional, de produzir conhecimentos, ao tempo em que, estará estimulando o seu desenvolvimento intelectual.

                                                           ANTROPOLOGIA

A reflexão dos conteúdos antropológicos auxilia o professor-aluno a compreender a cultura como produção humana, a pluriculturalidade, considerando as dimensões sociais, políticas e históricas, implicadas no processo ensino-aprendizagem.



SOCIOLOGIA

O estudo da Sociologia permite ao professor-aluno que analise criticamente os fenômenos sociais e, em especial, o papel da escola e da educação – sua organização, sujeitos e práticas, explicitando as relações sociais envolvidas no ato educacional. Esta análise reflete na compreensão do sujeito, enquanto agente histórico-social.


FILOSOFIA

As concepções filosóficas constroem a visão crítica do professor-aluno, pois contribuem para o pensar sobre os princípios da educação, implicados na formação do ser. Dessa forma, a Filosofia é a base que orienta o entrelaçamento dos componentes curriculares.


PSICOLOGIA

O conhecimento das diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem abordadas no componente Psicologia subsidia o professor-aluno na programação das atividades, as quais devem ser planejadas numa perspectiva em que o aluno seja o protagonista no seu processo de aprendizagem.


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

O conteúdo abordado no componente História da Educação não se limita apenas à exposição de fatos e idéias, mas analisa criticamente os elementos presentes, desmistifica o tradicional e relaciona-os com os diversos aspectos. Este saber é articulado com o ensino e a pesquisa histórica local, favorecendo a construção de noções de identidade, alteridade, cultura e diversidade cultural, metodologia que se propõem a desenvolver o senso de historicidade, habilitando os professores-alunos a ler e interpretar criticamente a realidade em seu entorno.
OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Com este componente, pretende-se exercitar a construção do pensamento, por meio das diversas modalidades linguísticas e diferentes gêneros textuais, oportunizando práticas que focalizem a leitura e escrita, contribuindo, assim, para a formação do leitor/produtor.


INFORMÁTICA

Com este componente, pretende-se preparar o profissional de educação para a utilização da informática e multimídias, considerando que as novas tecnologias da informação ocupam papel relevante e decisivo no atual cenário mundial. A informática é um saber auxiliar de pesquisa e de construção do conhecimento, podendo contribuir para o desenvolvimento do pensamento criativo, exploratório, inventivo e antecipatório do aluno, promovendo também a aprendizagem audiovisual e hipertextual necessária ao aprofundamento na área de informática.


METODOLOGIA DA PESQUISA
                                                                                         
 Orienta o professor-aluno na sistematização e produção de conhecimentos, isto é, oferece a fundamentação teórica e prática, necessária para capacitá-lo na elaboração de projetos e produção de trabalhos acadêmicos de pesquisa, preparando-o para a monografia ao final do curso e para a iniciação na produção científica.


FUNDAMENTOS TEORICOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA

Os conhecimentos teóricos que fundamentam a ação pedagógica são desenvolvidos em articulação com a prática e considerados como instrumento de seleção e análise contextual do fazer pedagógico. Visam, com a teoria e a reflexão acerca da atividade profissional, embasar a prática, permitindo oportunidades de reintegração no contexto escolar, atribuindo outros significados ao fazer pedagógico.


COMPONENTES DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO

Estes componentes englobam conhecimentos específicos e formais a serem apreendidos, privilegiando os conceitos metodológicos, associados à visão articular,  que possibilita o ato de troca e reciprocidade entre outros saberes da mesma área, com vistas à compreensão de mundo, leitura da realidade e compromisso com a totalidade.
São eles: Psicomotricidade, Biologia e a Prática da Educação Física, Anatomia Humana e a Prática da Educação Física, Aspectos Históricos da Educação Física, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Jogo, Educação Fisica Escolar I e II, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Lazer, Cinesiologia, Prevenção de Lesões e Primeiros Socorros na Atividade Física, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Ginástica, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Dança, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Futebol e do Futsal, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Natação, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Capoeira, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Voleibol, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Atletismo, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Handebol, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Basquetebol, Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes Marciais, Planejamento e Organização de Eventos Escolares, Atividades Físicas para Portadores de Necessidades Especiais,  Monografia e Seminário Monográfico.

                         
MONOGRAFIA

Consiste em uma produção de conhecimentos, resultante de trabalhos de pesquisa que o professor-aluno deve realizar durante a sua trajetória no curso, sob o acompanhamento dos professores-pesquisadores-formadores aos quais tais trabalhos estão vinculados. A temática desta produção tem a sua origem nos interesses e indagações decorrentes desses trabalhos, sobretudo, a partir do componente curricular Metodologia da Pesquisa.


SEMINÁRIO MONOGRÁFICO

O Seminário Monográfico representa a culminância do curso, pois é o momento em que as monografias desenvolvidas pelos professores-alunos serão apresentadas publicamente e avaliadas pelas bancas examinadoras.





NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES


Este núcleo é constituído pelas Atividades Complementares, Seminários Temáticos e Oficinas Articulares que serão desenvolvidos através do ensino, da pesquisa e da extensão, evidenciando experiências significativas e propiciando ao professor - aluno a prática do trinômio ação-reflexão-ação, com o acompanhamento sistemático do professor-formador.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares objetivam aprofundar os conhecimentos trabalhados nas aulas presenciais, onde os professores-pesquisadores-formadores orientam os professores - alunos na utilização de instrumentos pedagógicos e culturais indispensáveis à formação dos mesmos. Assim, através de metodologias variadas, recursos tecnológicos, roteiros, questionários, entrevistas, dentre outros, estes professores-alunos poderão realizar estudos, pesquisas ou seminários nas comunidades ou escolas de sua atuação.
Estas atividades objetivam também, complementar os dias letivos do Curso.


SEMINÁRIOS TEMÁTICOS

Os Seminários Temáticos estão inseridos nesta proposta curricular como possibilidades de abordagens de temas que sejam do interesse dos professores-alunos e que não estejam formalmente estabelecidos ou vinculados aos componentes curriculares. Podem também significar, um espaço de aprofundamento de determinados temas já abordados nos componentes, mas por terem sido de grande interesse do grupo, demandam discussões mais aprofundadas. Eles têm também, juntamente com outros componentes, a função de fazer a articulação do Curso com a comunidade na qual está inserido, uma vez que podem discutir e refletir sobre temas de interesse da comunidade.

São, portanto, formas de abordagens mais amplas de variáveis culturais, políticas e sociais, extraídas da necessidade da comunidade acadêmica e externa.

Estas abordagens não exigem do professor uma formação de especialista, entretanto, é fundamental que estes temas sejam trabalhados em sala de aula, criando um espaço de discussão e reflexão, contribuindo na construção de indivíduos participativos, autônomos e criativos dentro da sociedade, pois a nova concepção de homem pressupõe não só ensinamentos de técnicas, mas também o resgate de valores essenciais.

Os Seminários Temáticos tornam-se particularmente importantes, como espaços de discussão da história e da cultura afro-brasileiras e indígenas, como determina a Lei 10.639/03 e da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como determina  a Lei 11.645/08.
Com estas Leis, passa a existir uma necessidade premente de prover os professores, particularmente aqueles que atuam na educação básica, de um conjunto de informações sistemáticas e consistentes sobre as sociedades afro-brasileirase  indígenas no Brasil, suas especificidades históricas e sócio-culturais, as relações políticas e simbólicas estabelecidas pelo conjunto da sociedade brasileira com estas populações e ainda sobre as especificidades da Língua Brasileira de Sinais.

OFICINAS ARTICULARES

As Oficinas Articulares constituem momentos de articulação entre os conteúdos que integram os diferentes núcleos do projeto do curso e as ações práticas desenvolvidas, com interação nas comunidades onde o professor-aluno atua. É, portanto, o eixo articulador entre o saber e o fazer, passando pelo crivo da reflexão e da crítica, promovendo oportunidades não só para o desenvolvimento de potencialidades dos discentes, como também para construção e reconstrução dos conhecimentos adquiridos no processo de formação, além de facilitar a identificação das necessidades de informação, expressão e comunicação dos alunos.

Nestas oficinas, a inter-relação dos componentes curriculares evidencia-se desde as etapas iniciais de preparação até sua realização nas escolas onde os professores-alunos atuam, com a participação expressiva das comunidades e do próprio alunado. Assim, a sala de aula torna-se efetivamente espaço de produção de conhecimento, da pesquisa, do estudo e da formação propriamente dita, vez que, as oficinas provocam diálogos interessantes e significativos, que emergem durante o seu desenvolvimento, buscando o conhecimento “in loco”, aceitando a pesquisa como princípio educativo e o questionamento como prática constante.

Os temas das oficinas são levantados somente pelos professores-alunos de acordo com suas necessidades, identificadas no decorrer do curso. Definido o tema, o coordenador o apresenta ao professor- pesquisador-formador ligado a área, que por sua vez fará o papel de Coordenador durante o processo de execução da oficina.
           
Os demais professores-pesquisadores-formadores têm também importante participação, contemplando os conteúdos de seus componentes e legitimando a inter-relação dos componentes curriculares - um dos grandes objetivos da Oficina. Assim, possibilita ao professor-aluno, a reflexão sobre a sua prática através dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

São objetivos dessas Oficinas:
  • possibilitar aos professores-pesquisadores-formadores uma maior aproximação com a realidade dos professores – alunos;
  • oportunizar aos professores – alunos a vivência da dinâmica da inter-relação dos componentes curriculares para aplicação na sua prática pedagógica;
  • proporcionar a integração entre os professores-pesquisadores-formadores, professores - alunos e comunidade;
  • incentivar a pesquisa e conseqüentemente ampliação dos conhecimentos;
  • desenvolver a prática de um planejamento coletivo, reconhecendo a sua importância para o desenvolvimento de um trabalho eficaz;
  • desenvolver as habilidades da expressão oral e escrita.

Principais características das Oficinas:
·        atendimento aos interesses e necessidades dos professores-alunos;
·        articulação das atividades dentro da temática escolhida pelos professores-alunos;
·        promoção da integração entre professor-aluno e comunidade;
·        exercício da inter-relação dos componentes curriculares.




NÚCLEO ARTICULADOR


Estruturado através do componente Estágio Curricular Supervisionado, em articulação com a Prática Pedagógica desenvolvida ao longo do curso, este Núcleo tem a função específica de promover a inter-relação entre a teoria e a prática num movimento ininterrupto de ressignificação dos conhecimentos sociológicos, psicológicos, filosóficos e antropológicos na ação pedagógica, criando e recriando o espaço da sala de aula e a práxis educativa.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Com a função de integrar teoria e prática, o Estágio Curricular Supervisionado é neste currículo, o espaço por excelência onde o cotidiano da ação docente é ponto permanente de reflexões e análises, apoiadas no conhecimento pedagógico e  no conhecimento de outras áreas, o que favorece ao professor-aluno uma compreensão de mundo mais ampla e uma atuação onde suas experiências possam ser articuladas com a fundamentação teórica. Ao fazer uso desses conhecimentos, esse professor-aluno assume o compromisso problematizador de ver e rever a sua prática, num desencadeamento de transformações que geram qualidade ao ensino, por transformar a experiência existente em conhecimento. Este processo é abrangente e de alto valor formativo pois envolve o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da profissão docente, além da constituição de valores e saberes que emergem do cotidiano escolar a partir da reflexão na e sobre a prática.

É portanto, um momento que não ocorre sozinho. Ele é afinal, a conjunção de momentos simultâneos de ação e reflexão, onde teoria e prática se articulam, se transformam, são ressignificados em cada contexto escolar, e assim, sujeito e objeto da práxis educativas são transformados na busca constante pela qualidade da educação que se pretende.

Desenvolvido a partir da segunda metade do Curso, esse Estágio é acompanhado in loco pelo professor-pesquisador formador e tem uma carga horária 405 horas. Valendo-se da prerrogativa legal concedida, sobretudo pela Res. CNE/CP  nº 01 e 02/2002 que permite redução da carga horária neste componente a quem já exerce atividade docente regular na Educação Básica, os professores-alunos terão redução de 180 horas na carga horária estabelecida para o componente Estágio Curricular Supervisionado, por se enquadrarem no critério estabelecido pela referida resolução.


PRÁTICA PEDAGÓGICA

A prática docente e a reflexão sobre ela desenvolvida pelo professor-aluno, constitui-se neste processo como a Prática Pedagógica, que tem um acompanhamento do professor-pesquisador formador em toda extensão do Curso. Inicialmente, esta prática fica caracterizada por momentos constantes de reflexão sobre a atuação profissional em suas nuances metodológicas, culturais, de relações sociais, dentre outras, sempre aportada em teorias educacionais. O componente curricular Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica, integrante de todos os semestres do Curso, constitui-se num dos espaços para esta reflexão, que estará também associada às ponderações e observações do professor-pesquisador-formador, feitas a partir do que foi evidenciado in loco  pelo contexto observado/visitado.

Outros componentes curriculares também trazem em si dimensões práticas que favorecem esta reflexão, a exemplo dos Seminários Temáticos, Oficinas Articulares, Laboratórios de Vivências, Fundamentos Teóricos Metodológicos do Jogo, do Lazer, da Ginástica, dentre outros.

Na segunda metade do Curso, esta prática é caracterizada como o Estágio Curricular Supervisionado propriamente dito, conforme já descrito anteriormente.





NÚCLEO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS


As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (ACC) estão concebidas neste currículo, como parte integrante do trabalho acadêmico no conceito introduzido pela LDB 9.394/96 no seu Art. 47, onde é possível, através da flexibilidade permitida por tal Lei, ultrapassar a concepção de atividade acadêmica delimitada apenas pelas 4 paredes de uma sala de aula. E ainda, como especifica o 

 (...) um projeto pedagógico há de incluir outras atividades de caráter científico, cultural e acadêmico, enriquecendo o processo formativo do professor como um todo.
Parecer  CNE/CP 028/2001
                                    
Tais atividades têm por finalidade aprofundar, ampliar e consolidar a formação acadêmico-científico-cultural dos professores-alunos. Elas possibilitam o aproveitamento, por avaliação, de atividades, habilidades, conhecimentos e competências dos professores-alunos, incluindo estudos e práticas independentes, realizadas sob formas distintas como monitorias, programas de iniciação científica, programas de extensão, estudos complementares, congressos e cursos. Elas poderão ser desenvolvidas no ambiente acadêmico ou fora dele, especialmente em meios científicos e profissionais e no mundo do trabalho,conforme especifica a Res. CNE/CES 7 de 4/10/2007.

Elas são obrigatórias no processo de integralização curricular até o limite de 200 horas, conforme estabelecido no Parecer CNE/CP 2/2002.
Para serem incorporadas à carga horária total do Curso, elas carecem de validação pela Coordenação do Curso, que se guiará pelos critérios estabelecidos pela Coordenação Central para este fim específico.

Tal validação se dará mediante apresentação, pelo professor-aluno, de documento comprobatório de sua participação nessas atividades, preferencialmente com indicação da carga horária realizada.

Aos professores-alunos que não tiverem condições de realização de tais atividades fora do âmbito do acadêmico, este projeto prevê a oferta de Campos de Estudos ou Tópicos Especiais de Estudos como alternativas de Opções Livres que garantam a integralização dessas 200 horas. Os professores-alunos que realizarem as ACCs fora do âmbito do Curso, estarão dispensados de cursar os Campos de Estudos ou Tópicos Especiais de Estudos.

Os critérios de validação das ACC serão amplamente divulgados na comunidade acadêmica.


3.3.6 EMENTÁRIO





Núcleo Científico Cultural


Componentes do Conhecimento Básico

DADOS DO COMPONENTE

OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
CARGA HORÁRIA
75

EMENTA


Discute conceitos de texto, leitura e escrita. Exercita a construção do pensamento por meio das múltiplas linguagens. Oportuniza práticas de leitura e escrita, visando à formação do leitor crítico.

 


DADOS DO COMPONENTE

PSICOLOGIA I
CARGA HORÁRIA
60

EMENTA


Estuda a  Psicologia como ciência e sua evolução histórica. Define o objeto de estudo  e o conceito. Aborda as várias concepções de homem. Analisa a Psicologia do Desenvolvimento em vários aspectos do homem: cognitivo, afetivo, emocional, social, histórico. Desenvolve o estudo das principais teorias do desenvolvimento genético-cognitivo, sócio-histórica, psicoanalica, múltipla e emocional.

 






DADOS DO COMPONENTE

ANTROPOLOGIA
CARGA HORÁRIA
60

EMENTA


Contextualiza a história da formação do pensamento antropológico e sua articulação com as Ciências Sociais. Analisa os conceitos básicos da ciência antropológica, relacionando-os com o processo de aprendizagem e a construção da vida em sociedade


 

DADOS DO COMPONENTE

SOCIOLOGIA
CARGA HORÁRIA
60

EMENTA


Estuda o surgimento, formação e desenvolvimento do pensamento sociológico. Analisa as abordagens teórico-metodológicas, identificando conceitos e categorias. Contextualiza Estado, Sociedade e Educação. Investiga as Instituições educacionais: família, escola, meios de comunicação e controle social.

 

 

DADOS DO COMPONENTE

FILOSOFIA
CARGA HORÁRIA
60

EMENTA


Estuda os grandes temas da Filosofia. Analisa as diversas concepções referentes ao ser, através dos grandes filósofos do passado até nossos dias, e suas influências na educação. Observa os conceitos Éticos na formação da cidadania.



DADOS DO COMPONENTE

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CARGA HORÁRIA
60

EMENTA


Analisa criticamente os diferentes períodos da história da educação brasileira. Discute a política educacional nas suas bases econômicas, políticas, sociais e culturais, com ênfase nos processos históricos contemporâneos: globalização, neoliberalismo e a luta pela escola pública. Estuda a evolução do pensamento pedagógico no Brasil e na Bahia.

 

 

DADOS DO COMPONENTE

INFORMÁTICA
CARGA HORÁRIA
60

EMENTA


Possibilita o desenvolvimento do pensamento criativo, exploratório, inventivo e investigativo do aluno. Usa o computador como auxiliar de trabalhos escolares, pesquisa e construção do conhecimento no ensino fundamental.


 

DADOS DO COMPONENTE

PSICOLOGIA II
CARGA HORÁRIA
60

EMENTA


Estuda a Psicologia da educação e aprendizagem. Define objeto de estudo e conceito. Analisa as principais teorias da aprendizagem e suas abordagens no processo educacional. Discute problemas de aprendizagem e da educação especial.




DADOS DO COMPONENTE

METODOLOGIA DA PESQUISA
CARGA HORÁRIA
75

EMENTA


Estuda a teoria da ciência e os métodos de análise na construção do pensamento cientifico. Domínio das normas técnicas do trabalho cientifico: fichamento, resumo, resenha e referência. Prioriza a elaboração e apresentação do projeto de pesquisa, voltado para elaboração da monografia.

                                                                                        


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO

CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEORICOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA I
60

EMENTA



Discute o conceito de educação, contextualizando a prática pedagógica, refletindo sobre a cientificidade da pedagogia, a identidade profissional e a formação continuada.




DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEORICOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA II
60

EMENTA



Problematiza a sala de aula como espaço de produção do saber. Discute as várias concepções de planejamento, bem como os objetivos educacionais, metodologia do ensino, relação professor-aluno, dando ênfase à avaliação.



DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA III
60

EMENTA



Discute e reflete criticamente as políticas públicas educacionais e Diretrizes Curriculares do curso de professores da educação básica.





DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA AÇÃO PEDAGÓGICA IV, V , VI
180

EMENTA


Procura estabelecer o contato do aluno de Licenciatura em Educação Física com as teorias que discutem o ensino numa perspectiva não dissociada de ensino e pesquisa. Elabora, planeja, avalia, discute e prepara material didático. Orienta e acompanha a prática pedagógica do professor-aluno.




COMPONENTES DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
60

EMENTA


Estudo da evolução histórica da Educação Física e do Desporto. A Educação Física suas tendências pedagógicas e as perspectivas para o 3º milênio. Formação profissional e mercado de trabalho. Análise crítica dos esportes, ginástica, dança e jogo enquanto fenômenos culturais produzidos pela humanidade.





DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FISIOLOGIA HUMANA
60

EMENTA


Introdução a fisiologia humana: conceito, homeostase, integração funcional. agentes e mecanismos regulatórios gerais e específicos. visaoglobal integrada das funções dos diversos órgãos e aparelhos. teoria dos aspectos básicos da fisiologia normal do sistema nervoso central e periférico, do aparelho cardiovascular e do aparelho respiratório.





DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
75

EMENTA


Conceito e Elementos. O movimento e suas implicações no processo de desenvolvimento humano. O corpo e sua dimensão de totalidade na escola e na vida. Desenvolvimento psicomotor como uma das abordagens nos processos pedagógicos. Intervenção psicopedagógica.




DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
ANATOMIA HUMANA E A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
60

EMENTA


Estudo da contribuição da Anatomia em relação a prática da Educação Física. Estudo detalhado e em conjunto do corpo humano: osteologia; miologia; artrologia; esplanctologia; órgãos dos sentidos; neuroanatomia; angiologia; endocrinologia; tegumento comum.
 


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO JOGO
75

EMENTA


Estuda os aspectos filosóficos e sociológicos do jogo e do esporte. Estuda e avalia as metodologias do ensino do jogo e do esporte. O significado do jogo. Concepções teóricas sobre o jogo e suas relações com o desenvolvimento da criança. Análise de referências lúdicas, aspectos metodológicos do jogo.



DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA GINÁSTICA
60

EMENTA


Histórico e evolução. Definição, conceitos, fins, meios, técnicas e procedimentos. Valor educativo. Divisão, classificação, tendências. Terminologia. Fundamentos ginásticos. Ginástica natural. Ginástica brasileira. Ginástica olímpica. Ginástica rítmica desportiva. Ginástica aeróbica. Noções de ginástica adaptada e diferencial. Organização e composição se sessões: métodos, sistemas, estilos, concepção de ensino. Ginástica para grupos diferenciados: indicação e contra-indicação, prescrição de atividades, métodos convencionais e alternativos para o ensino da ginástica adaptada.






DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
CINESIOLOGIA
60

EMENTA


Estudo das forças internas e externas que agem no corpo humano durante sua movimentação. Analisa através da Biomecânica os movimentos do corpo. Tendogênese. Noções básicas das forças do corpo no que se refere a integração do sistema articular, esquelético e muscular envolvidos nos movimentos articulares e na manutenção da postura. Analisa esta integração através de provas de função muscular e observação dos movimentos corporais.



DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA DANÇA
60

EMENTA


Aspectos históricos da dança. Dança enquanto fenômeno antropológico, social e político. Noções de ritmo, significados do gesto/ movimento e consciência corporal. Elementos básicos e aspectos metodológicos da dança.






DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
PREVENÇÃO DE LESÕES E PRIMEIROS SOCORROS NA ATIVIDADE FÍSICA
60

EMENTA


Orientar sobre as principais ocorrências possíveis de acidentes na prática de exercícios físicos. Recomendar sobre formas de prestar os primeiros socorros nos casos de luxação, fraturas, entorse, parada cardiorespiratória, hiperventilação, afogamento, hemorragias, Queimaduras, envenenamento etc.


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
60

EMENTA


Evolução Histórica da avaliação funcional; estudo dos testes de avaliação; estudo dos processos cinesioantropométricos; noções gerais de Antropometria, Biotipologia e Somatopologia.


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO FUTEBOL E DO FUTSAL
60

EMENTA


Estudo histórico-crítico do futebol e do Futsal. Fundamentos técnicos e táticos e noções de regras.  Aspectos metodológicos.


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA NATAÇÃO
60

EMENTA


Estudo histórico crítico da Natação. As técnicas e estilos de nado, noções de regras na Natação. As abordagens metodológicas no aprendizado da Natação seus benefícios e métodos de treinamento.




DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA CAPOEIRA
60

EMENTA


Estudo do contexto histórico e cultural da capoeira. Orientação metodológica quanto ao aprendizado dos movimentos e seqüências básicas do jogo da capoeira.






DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO VOLEIBOL
60

EMENTA


Estudo histórico-crítico do voleibol. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras. Aspectos metodológicos.


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO BASQUETEBOL
60

EMENTA


Estudo histórico-crítico do basquetebol. Fundamentos técnicos e táticos, noções de regras. Aspectos metodológicos.



DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR I
60

EMENTA


O campo da Educação Física: passado, presente, futuro e o processo de formação de professores. Observação e avaliação de atividades de movimento e do ensino




DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
60

EMENTA


Estudo da contribuição da Fisiologia da Atividade Física na Educação Física. Fundamentos dos Sistemas cardio-respiratórios, cardio-circulatórios e muscular durante o exercício físico. Efeitos fisiológicos do exercício físico. Termoregulação; influência do exercício físico sobre o sistema orgânico. A influência do meio ambiente sobre o desempenho humano. Prescrição, controle e avaliação da capacidade aeróbica (VO2 máx.) através da utilização de ergômetros. Prevenção e controle das doenças crônico-degenerativas através do exercício físico regular.


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II
60

EMENTA


Observação de movimentos e avaliação, planejamento e ensino em Educação Física, micro aulas e micro classes.




DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ATLETISMO
60

EMENTA


Estudo histórico-crítico do Atletismo. Fundamentos técnicos e noções de regras do Atletismo. Elementos básicos e aspectos metodológicos do Atletismo.




DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO HANDEBOL
60

EMENTA


Estudo histórico-crítico do handebol. Fundamentos técnicos e táticos e noções de regras. Aspectos metodológicos.





DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
TREINAMENTO DESPORTIVO
60

EMENTA


Evolução Histórica do treinamento desportivo; planejamento e execução de programas de treinamento; novas concepções sobre o treinamento; importância do rendimento físico durante a atividade física. Métodos e técnicas aplicados ao Desporto. A escola e o treinamento desportivo e sua relação sócio-antropológica.



DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
60

EMENTA


Inclusão. Características gerais dos portadores de necessidades especiais: visual, auditiva, mental e física. Atividades físicas e esportivas para PNEs. Formas de atuação profissional – prática de ensino.



DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
MONOGRAFIA
90

EMENTA


Definição do tema de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Seleção bibliográfica, classificação dos resultados e apresentação final.


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
SEMINÁRIO MONOGRÁFICO
45

EMENTA


Apresentação pública das Monografias elaboradas pelos professores-alunos no decorrer do Curso. 








NÚCLEO DE ESTUDOS INTEGRADORES


l Atividades Complementares
l Seminário Temático
l Oficinas Articulares









NÚCLEO ARTICULADOR


DADOS DO COMPONENTE

DENOMINAÇÃO
CARGA HORÁRIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III
405

EMENTA

Identifica características sócio-econômicas e culturais da escola e da prática pedagógica. Integraliza os conteúdos relacionados com a teoria e com a prática do ensino de Educação Física, buscando intervir de forma crítica e transformadora no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolve planos de ação através da intervenção pedagógica de projetos, de metodologia do ensino de Educação Física, concluindo com atividades avaliativas de todo o processo ensino-aprendizagem, em sala de aula.
 














NÚCLEO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS


l Campos de Estudos
l Tópicos Especiais de Estudos (integrantes das Opções Livres)












3.4. METODOLOGIA UTILIZADA


Como já foi mencionado anteriormente os Cursos da Plataforma Freire são, no âmbito da UNEB, integrantes dos Programas Especiais de Cursos de Graduação e como tal, apresentam metodologia diferenciada dos Cursos de oferta contínua.

São Cursos que apresentam um currículo intensivo e adotam como princípio educativo a construção do conhecimento a partir das experiências dos professores-alunos, visando à formação profissional e da cidadania. A prática educativa desses alunos é tomada como referencial para a sua formação, a fim de adequá-la à realidade na qual eles vão intervir.

A articulação teoria-prática é a estratégia metodológica básica adotada, a ser exercitada através do trinômio reflexão-ação-reflexão.

Tais Cursos são presenciais, oferecidos nas modalidades semestral e modular com duração de 3 anos.

Aqui será descrita, de maneira específica, a metodologia a ser utilizada na realização das Atividades Complementares do Estágio Supervisionado, da Monografia, do Seminário Monográfico e das Oficinas Articulares.

Nos intervalos entre um módulo/semestre e outro, os alunos estarão no exercício da docência, em suas escolas de atuação, e deverão desenvolver as Atividades Complementares vinculadas a alguns componentes curriculares do Curso. As datas para realização dessas atividades serão previamente definidas e divulgadas na comunidade acadêmica do Curso.
 
Para realização destas atividades, ficam estabelecidas as seguintes condições:

·                    Os professores-alunos poderão realizar estas atividades individualmente ou em equipe;

·                    As atividades serão desenvolvidas individualmente quando houver no município apenas um único professor-aluno participante do curso;

·                    São atribuições do professor-aluno:

1. Escolher, em consonância com os componentes de sua turma, o(s) tema(s) a serem trabalhados nas  Atividades Complementares;

2. Escrever, em conjunto, a justificativa da escolha do tema;

3.Trabalhar o tema de acordo com a orientação do professor-pesquisador-formador;

4.Reunir-se com os membros de sua equipe, nos dias definidos pela coordenação do Curso ou pelos professores-pesquisadores-formadores, para viabilizarem o desenvolvimento da atividade proposta, em articulação constante  com o professor-pesquisador-formador;

5. Apresentar ao respectivo professor-pesquisador-formador, o resultado da atividade desenvolvida, acompanhado de relatório conclusivo sobre as datas das reuniões e a participação de todos os membros.

·              São atribuições do professor-pesquisador-formador

1. Informar aos professores-alunos os critérios estabelecidos para realização das atividades complementares;

2. Acompanhar e avaliar as atividades complementares desenvolvidas pelos professores – alunos;

3. Orientar os professores-alunos na elaboração do relatório conclusivo das atividades desenvolvidas;

4. Receber das equipes/grupos de trabalho, as relações com os nomes dos integrantes das mesmas e enviar cópias para a Coordenação  Local do Curso;

5. Emitir parecer avaliativo sobre as Atividades Complementares desenvolvidas, agregando o seu resultado ao desempenho final do professor-aluno no respectivo componente curricular;

6. Orientar os professores-alunos no preenchimento do formulário de REGISTRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES – RAC;

7. Receber dos líderes das referidas equipes os RAI(s) de todos os  integrantes das mesmas, devidamente homologados pelos Diretores das  Escolas onde foram realizados os trabalhos;

8. Colocar os RACs em um classificador, mantendo-os na ordem  cronológica, e ao final do semestre/módulo, encaminhá-los ao Coordenador do Curso, juntamente com os resultados das Atas de Resultados Finais do Componente;

9. Identificar, junto ao professor-aluno ausente, o motivo da falta às atividades da equipe, solicitando justificativa por escrito, e anexando-as aos  arquivos do componente;

10. Encaminhar à Coordenação do curso os nomes dos professores- alunos que tenham faltado aos trabalhos das equipes por 2 dias   consecutivos ou 3 alternados;
11. Solicitar ao Coordenador do Curso que informe, por escrito, o desligamento do Curso do professor-aluno que tiver mais de 25% de faltas  nas Atividades Complementares.

  • São atribuições do Coordenador

1. Receber do (s) professor-pesquisador-formador (es) as notas atribuídas aos Professores-Alunos das diversas equipes e, elaborar, em seguida, uma Ata de Resultados Finais, para ser anexada aos RAC, compondo o arquivo final do componente curricular;

2. Informar, por escrito, o desligamento do Curso do Professor-Aluno que tiver mais de 25% de faltas nas Atividades Complementares.



REGISTRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES


ASSUNTO:                                                       
COMPONENTE CURRICULAR:
PROFESSOR – FORMADOR:
PERÍODO DE EXECUÇÃO: ___/___/____ a ___/___/____.

Atividade individual:
Colocar as datas e as atividades realizadas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Assinaturas:
1.     _______________________________
2.     _______________________________
3.     _______________________________
4.     _______________________________
5.     _______________________________      Ass. do Diretor da Escola____________

Atividades trabalhadas em grupo:
Colocar as datas e as atividades realizadas e os nomes dos participantes do grupo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinaturas:
1.     _______________________________
2.     _______________________________
3.     _______________________________
4.    _______________________________       Ass. do Diretor da Escola____________



                                  


RELATÓRIO DE CONCLUSÃO


O relatório deve conter:


1.     Justificativa da escolha da atividade;


2.     Objetivos propostos;


3.     Desenvolvimento das atividades (descrever como o trabalho foi realizado);


4.     Cronograma de atividades;


5.     Conclusão (descrever a culminância da atividade).











A metodologia utilizada no Estágio Curricular Supervisionado também apresenta especificidades. Ele é orientado e acompanhado pelo professor-pesquisador-formador da área especifica, através de, no mínimo, 2 (duas) visitas in loco, registradas em diário específico. Outras informações sobre este Estágio, encontram-se especificadas no item da Justificativa Curricular na parte especifica do Estágio Curricular Supervisionado.

Para a realização da Monografia, os professores - alunos precisarão desenvolver um trabalho de pesquisa onde terão o acompanhamento de um orientador, finalizando-o com a produção da monográfica.

Esta produção poderá ser realizada em equipe de no máximo 04(quatro) integrantes, cabendo a cada um deles a responsabilidade de desenvolver e participar da elaboração e apresentação.

A orientação da monografia somente poderá ser realizada por professores mestres e/ou doutores.

Quando concluídas, estas monografias serão apresentadas às bancas examinadoras, constituídas de no mínimo dois professores com a devida titulação, no momento de culminância deste processo denominado Seminário Monográfico.

Quanto à metodologia a ser adotada na realização das Oficinas Articulares, é necessário que sejam definidas as atribuições de todos os envolvidos, bem como que sejam garantidos os seguintes momentos:

1.      Planejamento
·        definição do tema pelos professores-alunos, a partir do contexto local e/ou regional;
·        elaboração do projeto contendo a justificativa da escolha do tema, sob a responsabilidade de um professor formador escolhido como Coordenador da Oficina com a participação dos professores-alunos e dos demais professores-pesquisadores-formadores do semestre/módulo, efetivando a inter-relação dos componentes curriculares;
·        elaboração de folder, cartazes e etc.

        2. Execução

·        realização simultânea por todos os  professores-alunos nas suas   
               escolas de atuação;
           l envolvimento de todos os alunos e professores da escola,.podendo 
              haver a participação da comunidade;
l realização de  registros fotográficos, filmagens, entre .outros;
l registro da freqüência, através de lista, de todos os participantes.
    
No processo de organização e execução das Oficinas Articulares, são atribuições:

 Do Coordenador do Curso

·        indicar o professor-pesquisador-formador da área do tema escolhido que atuará como coordenador da oficina;
·        realizar reuniões para implementação das oficinas;
·        promover  a coesão entre o professor-aluno, professor-pesquisador-formador e comunidade;
·        buscar apoio logístico para concretização das ações previstas nas oficinas.


Do Professor Coordenador da Oficina

·        estimular os professores-pesquisadores-formadores no estabelecimento do diálogo entre os vários componentes curriculares;
·        sensibilizar e promover o envolvimento dos professores-pesauisadores-formadores na construção do projeto da oficina;
·        sistematizar o projeto da oficina junto com os professores-alunos;
·        dar suporte aos professores-alunos antes e durante a execução da oficina;
·        orientar o estudo do tema proposto;
·        mediar ações a serem desenvolvidas no projeto;
·        realizar reuniões para viabilizar o projeto, em articulação com os demais professores-pesquisadores-formadores;
·        acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas nas oficinas;
·        elaborar o relatório conclusivo contendo:
-        relatório de acompanhamento e avaliação dos demais professores-pesquisadores-formadores, incluindo notas;
-        tema, local, data e carga horária da oficina;
-        justificativa da escolha do tema;
-        lista de presença dos participantes;
-        fotografia, CD, folder, etc.


Dos Demais Professores-Pesquisadores-Formadores

·        participar das reuniões de planejamento e execução das oficinas;
·        trabalhar os temas em sala de aula após encontro com o coordenador da oficina;
·        estabelecer metas a serem alcançadas nas oficinas;
·        contribuir e participar “in loco” da execução do projeto, viabilizando o estudo das temáticas definidas e pertinentes a sua competência;
·        acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas nas oficinas.

As Oficinas Articulares serão avaliadas através de:

·        freqüência dos professores-alunos, que deverá estar registrada em um único diário de classe;
·        registros das atividades desenvolvidas feitos pelos professores-pesquisadores-formadores no diário de classe da Oficina, devidamente assinados.

Deste processo deverá resultar uma nota para o professor-aluno, correspondente à média aritmética das notas atribuídas pelo coordenador da oficina e pelos professores-formadores participantes da mesma.

O cômputo da carga horária da oficina, será feito da seguinte forma:

·        40% serão repassados ao coordenador da mesma;
·        60% serão distribuídos equitativamente aos demais professores envolvidos totalmente nas oficinas.





3.5. NÚMERO DE VAGAS


Inicialmente serão oferecidas 50 vagas/turma para o Curso na localidade onde houver demanda para tal. Além disso, é necessário haver interesse de um dos Departamentos da UNEB para que a oferta do Curso esteja a ele vinculada e possa ser concretizada. Este número de vagas poderá ser ampliado, construindo novas turmas quando houver uma demanda maior por parte da comunidade.








3.6. FUNCIONAMENTO DOS MÓDULOS/SEMESTRE


O Curso terá duração mínima de três anos. Ao longo deste período, serão desenvolvidos 11(onze) módulos anuais, com aulas presenciais, tendo cada um deles a duração de 08 dias letivos e carga horária diária, de no máximo 10 horas, perfazendo um total de 80 horas ao final do módulo. Também poderá ser desenvolvido em semestres, obedecendo-se a carga horária total do Curso e o número mínimo de 200 dias letivos anuais.

Quando houver algum professor-aluno com aproveitamento insatisfatório em componente curricular ofertado no último módulo/semestre do Curso, será possível acrescentar mais um módulo/semestre para que este aluno possa completar a sua integralização curricular.

Durante a realização dos módulos, o professor-aluno será liberado da sala de aula onde atua como docente, para ter condições reais de acompanhamento das atividades propostas. No caso da oferta por semestre o Curso será desenvolvido em turno oposto ao horário de trabalho docente dos professores-alunos.






3.7. AVALIAÇÃO



A avaliação está aqui sendo entendida, como processo investigativo de verificação do aproveitamento dos alunos nas atividades desenvolvidas no Curso. Assim, ela poderá assumir características distintas em cada Curso integrante da Plataforma Freire, ou mesmo em cada componente curricular integrante de um mesmo Curso.

Além desta verificação, ela tem também o papel de diagnosticar as dificuldades e interesses dos professores-alunos, a metodologia e o planejamento do professor-pesquisador-formador, e por vezes, pode ainda assumir o aspecto de estímulo, e indicativo de mudança de rumos com vista à melhoria do processo. 

No caso específico do Curso de Licenciatura em Educação Física aqui proposto para os Professores da Rede Estadual e Municipal de Ensino, cada professor-pesquisador- formador deverá, logo no início do ano letivo, discutir e estabelecer, conjuntamente com os professores-alunos, critérios claros e objetivos a serem considerados no processo de avaliação.

Assim, os alunos terão referências que lhes servirão de orientação quanto:

  • a sua auto avaliação;
  • à maneira de como será verificado seu aproveitamento escolar;
  • aos aspectos mais relevantes do conteúdo a serem avaliados.

Na definição desses critérios, é necessário que seja observado o que já está disposto no Regimento Geral desta Universidade, quanto:

  • à assiduidade: a freqüência mínima exigida às aulas e demais atividades será de 75% por componente curricular;

  • ao limite de faltas: o percentual máximo de faltas permitido por componente curricular e atividades desenvolvidas será de 25%.

  • ao aproveitamento: será considerado aprovado o aluno que obtiver média mínima igual a 7 (sete), numa escala de 0 (zero) a 10 (dez) em cada componente.

3.7.1. Estudos Complementares

Os alunos que não obtiverem desempenho satisfatório em algum componente curricular, terão direito à realização de estudos complementares a serem programados, acompanhados e avaliados pelo professor-pesquisador-formador do respectivo componente, a serem desenvolvidos no módulo imediatamente subseqüente ao que o componente foi regularmente oferecido e concluído.

Os professores-alunos que ao final do último módulo/semestre do Curso necessitarem de estudos complementares, terão um módulo/semestre a mais para que tais estudos sejam realizados.


3.7.2 Desligamento do Curso

Será desligado do Curso o professor-aluno que se encontrar em uma das condições abaixo:

  • não obtiver a freqüência exigida às atividades;
  • não obtiver aproveitamento nos Estudos Complementares programados até o final do semestre subseqüente àquele no qual não obteve o rendimento satisfatório;
  • abandonar voluntariamente a sala de aula de docência.

3.7.3 Conselho de Curso


O Conselho do Curso se caracteriza como mais um espaço de discussão e avaliação do Curso como um todo, e em especial, do crescimento acadêmico dos professores-alunos. Com a finalidade de identificar as fragilidades das atividades desenvolvidas e estabelecer proposições com vistas à melhoria dos períodos subseqüentes, este Conselho será constituído pelos professores-pesquisadores-formadores dos componentes curriculares ofertados no período, pelo Coordenador Local e pela representação dos professores-alunos.

Este Conselho, tem também a função de referendar os resultados finais dos professores-alunos apresentados pelos professores-pesquisadores-formadores, que deverão ser registrados em atas de notas. Dele resultará uma ata, que além de registrar os aspectos discutidos, também funcionará como momento de finalização de um período acadêmico.

Nos Cursos semestrais, este Conselho se reunirá ao término de cada semestre letivo.

Nos Cursos modulares, a realização deste Conselho se dará ao término de cada dois módulos.

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