QUADRO 1 - ESTRUTURA DEPARTAMENTAL DA UNEB POR ÁREA DE CONHECIMENTO E LOCALIZAÇÃO
CAMPUS | LOCALIZAÇÃO | REGIÃO ECONÔMICA | DEPARTAMENTO | ÁREA DE CONHECIMENTO |
I | SALV ADOR | METROPOLITANA DE SALVADOR | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
CIÊNCIAS DA VIDA | CIÊNCIAS DA VIDA | |||
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS SOCIAIS | |||
EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO | |||
II | ALAGOINHAS | LITORAL NORTE | EDUCAÇÃO | CIÊNCIAS DA VIDA, LETRAS E EDUCAÇÃO |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | |||
III | JUAZEIRO | BAIXO MEDIO SÃO FRANCISCO | TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS | CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SOCIAIS |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO | |||
IV | JACOBINA | PIEMONTE DA DIAMANTINA | CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES |
V | STO. ANTÔNIO DE JESUS | RECÔNCAVO SUL | CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES |
VI | CAETITÉ | SERRA GERAL | CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES |
VII | SENHOR DO BONFIM | PIEMONTE DA DIAMANTINA | EDUCAÇÃO | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, CIÊNCIAS DA VIDA E EDUCAÇÃO |
VIII | PAULO AFONSO | NORDESTE | EDUCAÇÃO | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, CIÊNCIAS DA VIDA E EDUCAÇÃO |
IX | BARREIRAS | OESTE | CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS |
X | TEIXEIRA DE FREITAS | EXTREMO SUL | EDUCAÇÃO | LETRAS, ARTES E EDUCAÇÃO |
XI | SERRINHA | NORDESTE | EDUCAÇÃO | LETRAS, ARTES E EDUCAÇÃO |
XII | GUANAMBI | SERRA GERAL | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO |
XIII | ITABERABA | PARAGUAÇU | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO |
XIV | CONCEIÇÃO DO COITÉ | NORDESTE | EDUCAÇÃO | LETRAS, ARTES E EDUCAÇÃO |
XV | VALENÇA | LITORAL SUL | EDUCAÇÃO | EDUCAÇÃO |
XVI | IRECÊ | IRECÊ | CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS | CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS E AMBIENTAIS |
XVII | BOM JESUS DA LAPA | MÉDIO SÃO FRANCISCO | CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS | CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS E AMBIENTAIS |
XVIII | EUNÁPOLIS | EXTREMO SUL | CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS | C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E AMBIENTAIS |
XIX | CAMAÇARI | METROPOLITANA DE SALVADOR | CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS | CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS |
XX | BRUMADO | SERRA GERAL | CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS | C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES |
XXI | IPIAÚ | LITORAL SUL | CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS | CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES |
XXII | EUCLIDES DA CUNHA | NORDESTE | CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS | C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES |
XXIII | SEABRA | CHAPADA DIAMANTINA | CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS | C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES |
XXIV | XIQUE-XIQUE | IRECÊ | CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS | C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES |
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Fonte: PROGRAD / UNEB
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
A função de uma instituição universitária contempla aspectos relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, buscando o desenvolvimento de espaços científicos, culturais e sociais da comunidade em que está inserida. Imbuída desta filosofia, a UNEB visa em sua área de competência:
î a produção crítica do conhecimento científico, tecnológico e cultural, facilitando o seu acesso e difusão;
î o assessoramento na elaboração das políticas educacionais, científicas e tecnológicas, nos seus diversos níveis de complexidade;
î a formação e capacitação de profissionais;
î o crescimento e a resolução de problemas da comunidade em que está inserida, através do desenvolvimento de projetos educacionais e sociais.
A materialização de sua função acontece por meio da oferta de Cursos de graduação, pós-graduação e atividades de pesquisa e extensão.
As atividades inerentes à área de graduação são desenvolvidas, coordenadas, acompanhadas e avaliadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROGRAD.
Os cursos de graduação oferecidos abrangem as modalidades de formação de professores, também conhecidos como licenciatura, e de bacharelado e pertencem às diferentes áreas do conhecimento, como: Ciências Humanas, Exatas, Naturais, Tecnológicas, da Terra, da Saúde, da Educação, Letras, Sociais, Ambientais, Artes e Comunicação, e estão distribuídos nos diversos campi e Departamentos. Os de formação de professores, preparam profissionais para o exercício da docência e/ou pesquisa, enquanto que os de bacharelado, conferem aos concluintes o direito de exercerem atividades técnicas profissionais ou desenvolverem pesquisas.
A estruturação dos seus currículos contempla componentes curriculares que envolvem a universalidade do conhecimento, tendo a integralização assegurada através do regime semestral de matrícula, nos diversos turnos, de modo a atender as peculiaridades de cada região.
A oferta desses cursos é assegurada pela UNEB, com uma flexibilidade que possibilita que o mesmo seja descontínuo ou extinto, quando superada a sua função social.
Para ingressar em um desses Cursos, os interessados são submetidos ao processo seletivo – vestibular, que acontece anualmente. O quadro 2 apresenta o número de vagas oferecidas e o de inscritos no processo seletivo da Instituição, relativo ao período 2001 a 2009:
QUADRO 2 - EVOLUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO/ VESTIBULAR NO PERÍODO 2001 A 2009
ANO | Nº VAGAS | Nº INSCRIÇÕES | TOTAL DE INSCRITOS | ||
OPTANTE | NÃO OPTANTE | ||||
NEGROS | INDÍGENAS | ||||
2001 | 2.854 | - | - | 57.168 | 57.168 |
2002 | 2.979 | - | - | 48.845 | 48.845 |
2003 | 3.829 | 21.493 | - | 41.598 | 63.091 |
2004 | 4.780 | 21.604 | - | 36.301 | 57.905 |
2005 | 5.550 | 29.070 | - | 38.626 | 67.696 |
2006 | 5.570 | 22.666 | - | 28.336 | 51.002 |
2007 | 5.410 | 25.723 | - | 26.818 | 52.541 |
2008 | 4.920 | 16.810 | 832 | 31.564 | 53.110 |
2009 | 5.030 | 12.956 | 631 | 23.438 | 37.025 |
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Fonte: COPEVE/UNEB
Considerando, isolada e comparativamente, os dados apresentados nos anos de 2001 e 2008, observa-se que houve acréscimo no número de vagas oferecidas e decréscimo no número de inscritos. Entretanto, estes índices percentuais não podem ser considerados como média da oferta e procura no período referenciado, pois em alguns períodos, em 2003, 2004 e 2005, por exemplo, o número de inscritos foi significativamente superior ao ano de 2001.
Vale salientar que a UNEB foi a primeira instituição de ensino no Norte-Nordeste - e a segunda no país, após a UERJ, a implantar o sistema de cotas para estudantes afro-descendentes que tenham cursado o ensino médio na escola pública. Este sistema foi adotado em 2003 e, desde então, 40% das vagas oferecidas no processo seletivo/vestibular são ocupadas por esses estudantes.
Em 2008, este sistema foi também adotado para as populações indígenas, tendo sido destinados a elas, 5% das vagas da UNEB, devidamente regulamentado pelo Conselho Universitário.
Quanto ao número de discentes matriculados, no primeiro semestre de 2009 foram efetivadas 19.595 matrículas nos cursos de graduação de oferta contínua, nos diversos Campi e Departamentos da UNEB.
Além desses Cursos, a UNEB vem desenvolvendo Programas Especiais de Graduação. O primeiro deles, iniciado em 1998, foi o Programa Intensivo de Graduação conhecido como REDE UNEB 2000, com a oferta do Curso de Pedagogia em parceria com as prefeituras municipais conveniadas. Posteriormente, e ainda em convênio com as prefeituras municipais, este Programa passou a oferecer também os Cursos de Matemática, Letras, Letras com Inglês, Geografia, História e Biologia.
Com este Programa, além de cumprir as exigências legais propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que prevê a graduação superior para todos os profissionais atuantes na educação, a UNEB enfatiza um dos seus objetivos: a interiorização do ensino superior.
Os cursos deste programa são presenciais, intensivos, atualmente com duração de três anos, em conformidade com a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002 e apresentam a mesma carga horária e estrutura curricular dos cursos de oferta contínua. A diferença fundamental consiste em sua proposta pedagógica que estabelece a obrigatoriedade do componente Estágio Supervisionado no decorrer de todo o curso. O Curso de Pedagogia é oferecido a docentes em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pertencentes à Rede Municipal de Ensino e os demais, são oferecidos a professores com exercício em classes de 5ª a 8ª séries da Rede Pública de Ensino. Em ambos os casos, é necessário aprovação em Processo Seletivo específico realizado pela UNEB.
No primeiro semestre de 2009, 2.366 alunos efetivaram matrícula neste Programa.
QUADRO 3 - NÚMERO DE MATRÍCULAS EFETIVADAS NO PROGRAMA INTENSIVO DE GRADUAÇÃO – REDE UNEB 2000 EM 2009.1
CURSO: PEDAGOGIA
CAMPUS | LOCALIDADE | DEPARTAMENTO | MUNICÍPIO | Nº MATRÍCULA | |
I | Salvador | Educação | Lauro de Freitas - II | 87 | |
Madre de Deus | 69 | ||||
Nazaré | 61 | ||||
II | Alagoinhas | Ciências Exatas e da Terra | Olindina | 83 | |
Educação | Inhambupe | 88 | |||
Pedrão | 95 | ||||
III | Juazeiro | Ciências Humanas | Santo Sé | 71 | |
IV | Jacobina | Ciências Humanas | Jacobina | 100 | |
Capim Grosso | 52 | ||||
Baixa Grande | 85 | ||||
VII | Senhor do Bonfim | Educação | Itiúba | 94 | |
Senhor do Bonfim | 38 | ||||
Campo Formoso | 38 | ||||
VIII | Paulo Afonso | Educação | Jeremoabo | 98 | |
IX | Barreiras | Educação Educação | Angical | 85 | |
Cotolândia/Cristópolis | 95 | ||||
Cotegipe | 49 | ||||
Formosa do Rio Preto | 66 | ||||
Luis Eduardo Magalhães | 69 | ||||
Riachão das Neves | 50 | ||||
X | Teixeira de Freitas | Educação | Alcobaça | 84 | |
Medeiros Neto | 79 | ||||
Teixeira de Freitas | 78 | ||||
XIV | Conceição do Coité | Educação | Ribeira do Amparo | 65 | |
XVI | Irecê | Ciências Humanas e Tecnologia | Lapão | 95 | |
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CAMPUS | LOCALIDADE | DEPARTAMENTO | MUNICÍPIO | Nº MATRÍCULA | |
XIX | Camaçari | Ciências Humanas e Tecnologia | Simões Filho | 92 | |
XX | Brumado | Ciências Humanas e Tecnologia | Barra do Choça | 96 | |
Dom Basílio | 57 | ||||
Itarantim | 87 | ||||
XXII | Euclides da Cunha | Ciências Humanas e Tecnologia | Euclides da Cunha | 90 | |
XXIV | Xique-Xique | Ciências Humanas e Tecnologia | Xique-Xique | 70 | |
TOTAL | 2.366 | ||||
Fonte: SGC/UNEB
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