QUADRO 1 - ESTRUTURA DEPARTAMENTAL DA UNEB POR ÁREA DE CONHECIMENTO E LOCALIZAÇÃO
                                                  
CAMPUS
LOCALIZAÇÃO
REGIÃO ECONÔMICA
DEPARTAMENTO
ÁREA DE CONHECIMENTO
I
SALV ADOR
METROPOLITANA DE SALVADOR
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CIÊNCIAS DA VIDA
CIÊNCIAS DA VIDA
CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIAS HUMANAS E CIÊNCIAS SOCIAIS
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
II
ALAGOINHAS
LITORAL NORTE
EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS DA VIDA, LETRAS E EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
III
JUAZEIRO
BAIXO MEDIO SÃO FRANCISCO
TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
CIÊNCIAS AMBIENTAIS E SOCIAIS
CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIAS HUMANAS E EDUCAÇÃO
IV
JACOBINA
PIEMONTE DA DIAMANTINA
CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
V
STO. ANTÔNIO DE JESUS
RECÔNCAVO SUL
CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
VI
CAETITÉ
SERRA GERAL
CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
VII
SENHOR DO BONFIM
PIEMONTE DA DIAMANTINA
EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, CIÊNCIAS DA VIDA E EDUCAÇÃO
VIII
PAULO AFONSO
NORDESTE
EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, CIÊNCIAS DA VIDA E EDUCAÇÃO
 IX
BARREIRAS
OESTE
CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS
X
TEIXEIRA DE FREITAS
EXTREMO SUL
EDUCAÇÃO
LETRAS, ARTES E EDUCAÇÃO
XI
SERRINHA
NORDESTE
EDUCAÇÃO
LETRAS, ARTES E EDUCAÇÃO
XII
GUANAMBI
SERRA GERAL
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
XIII
ITABERABA
PARAGUAÇU
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
XIV
CONCEIÇÃO DO COITÉ
NORDESTE
EDUCAÇÃO
LETRAS, ARTES E EDUCAÇÃO
XV
VALENÇA
LITORAL SUL
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
XVI
IRECÊ
IRECÊ
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS E AMBIENTAIS
XVII
BOM JESUS DA LAPA
MÉDIO SÃO FRANCISCO
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS E AMBIENTAIS
XVIII
EUNÁPOLIS
EXTREMO SUL
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E AMBIENTAIS
XIX
CAMAÇARI
METROPOLITANA DE SALVADOR
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS
XX
BRUMADO
SERRA GERAL
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES
XXI
IPIAÚ
LITORAL SUL
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CIÊNCIAS HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES
XXII
EUCLIDES DA CUNHA
NORDESTE
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES
XXIII
SEABRA
CHAPADA DIAMANTINA
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES
XXIV
XIQUE-XIQUE
IRECÊ
CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
C. HUMANAS, EXATAS, LETRAS E ARTES

Fonte:  PROGRAD / UNEB


FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE

A função de uma instituição universitária contempla aspectos relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão, buscando o desenvolvimento de espaços científicos, culturais e sociais da comunidade em que está inserida. Imbuída desta filosofia, a UNEB visa em sua área de competência:

î a produção crítica do conhecimento científico, tecnológico e cultural, facilitando o seu acesso e difusão;
î o assessoramento na elaboração das políticas educacionais, científicas e tecnológicas, nos seus diversos níveis de complexidade;
î a formação e capacitação de profissionais;
î o crescimento e a resolução de problemas da comunidade em que está inserida, através do desenvolvimento de projetos educacionais e sociais. 

A materialização de sua função acontece por meio da oferta de Cursos de graduação, pós-graduação e atividades de  pesquisa e extensão.

As atividades inerentes à área de graduação são desenvolvidas, coordenadas, acompanhadas e avaliadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROGRAD.

Os cursos de graduação oferecidos abrangem as modalidades de formação de professores, também conhecidos como licenciatura, e de bacharelado e pertencem às diferentes áreas do conhecimento, como: Ciências Humanas, Exatas, Naturais, Tecnológicas, da Terra, da Saúde, da Educação, Letras, Sociais, Ambientais, Artes e Comunicação, e estão distribuídos nos diversos campi e Departamentos. Os de formação de professores, preparam profissionais para o exercício da docência e/ou pesquisa, enquanto que os de bacharelado, conferem aos concluintes o direito de exercerem atividades técnicas profissionais ou desenvolverem pesquisas.

A estruturação dos seus currículos contempla componentes curriculares que envolvem a universalidade do conhecimento, tendo a integralização assegurada através do regime semestral de matrícula, nos diversos turnos, de modo a atender as peculiaridades de cada região.

A oferta desses cursos é assegurada pela UNEB, com uma flexibilidade que possibilita que o mesmo seja descontínuo ou extinto, quando superada a sua função social.

Para ingressar em um desses Cursos, os interessados são submetidos ao processo seletivo – vestibular, que acontece anualmente. O quadro 2 apresenta o número de vagas oferecidas e o de inscritos no processo seletivo da Instituição, relativo ao período 2001 a 2009:

QUADRO 2 - EVOLUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO/ VESTIBULAR NO PERÍODO 2001 A 2009

ANO
Nº VAGAS
Nº INSCRIÇÕES
TOTAL DE INSCRITOS
OPTANTE
NÃO OPTANTE
NEGROS
INDÍGENAS
2001
2.854
-
-
57.168
57.168
2002
2.979
-
-
48.845
48.845
2003
3.829
21.493
-
41.598
63.091
2004
4.780
21.604
-
36.301
57.905
2005
5.550
29.070
-
38.626
67.696
2006
5.570
22.666
-
28.336
51.002
2007
5.410
25.723
-
26.818
52.541
2008
4.920
16.810
832
31.564
53.110
2009
5.030
12.956
631
23.438
37.025

          Fonte: COPEVE/UNEB


Considerando, isolada e comparativamente, os dados apresentados nos anos de 2001 e 2008, observa-se que houve acréscimo no número de vagas oferecidas e decréscimo no número de inscritos. Entretanto, estes índices percentuais não podem ser considerados como média da oferta e procura no período referenciado,          pois em alguns períodos, em 2003, 2004 e 2005, por exemplo, o número de inscritos foi significativamente superior ao ano de 2001.

Vale salientar que a UNEB foi a primeira instituição de ensino no Norte-Nordeste - e a segunda no país, após a UERJ, a implantar o sistema de cotas para estudantes afro-descendentes que tenham cursado o ensino médio na escola pública. Este sistema foi adotado em 2003 e, desde então, 40% das vagas oferecidas no processo seletivo/vestibular são ocupadas por esses estudantes. 

Em 2008, este sistema foi também adotado para as populações indígenas, tendo sido destinados a elas, 5% das vagas da UNEB, devidamente regulamentado pelo Conselho Universitário.


Quanto ao número de discentes matriculados, no primeiro semestre de 2009 foram efetivadas 19.595 matrículas nos cursos de graduação de oferta contínua, nos diversos Campi e Departamentos da UNEB.

Além desses Cursos, a UNEB vem desenvolvendo Programas Especiais de Graduação. O primeiro deles, iniciado em  1998, foi o  Programa Intensivo de Graduação conhecido como REDE UNEB 2000, com a oferta do Curso de Pedagogia em parceria com as prefeituras municipais conveniadas. Posteriormente, e ainda em convênio com as prefeituras municipais, este Programa passou a oferecer também os Cursos de Matemática, Letras, Letras com Inglês, Geografia, História e Biologia.

Com este Programa, além de cumprir as exigências legais propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que prevê a graduação superior para todos os profissionais atuantes na educação, a UNEB enfatiza um dos seus objetivos: a interiorização do ensino superior.

Os cursos deste programa são presenciais, intensivos, atualmente com duração de três anos, em conformidade com a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002 e apresentam a mesma carga horária e estrutura curricular dos cursos de oferta contínua. A diferença fundamental consiste em sua proposta pedagógica que estabelece a obrigatoriedade do componente Estágio Supervisionado no decorrer de todo o curso. O Curso de Pedagogia é oferecido a docentes em exercício nas séries iniciais do Ensino Fundamental, pertencentes à Rede Municipal de Ensino e os demais, são oferecidos a professores com exercício em classes de 5ª a 8ª séries da Rede Pública de Ensino. Em ambos os casos, é necessário aprovação em Processo  Seletivo específico realizado pela UNEB.

No primeiro semestre de 2009, 2.366 alunos efetivaram matrícula neste Programa.

QUADRO 3 - NÚMERO DE MATRÍCULAS EFETIVADAS NO PROGRAMA INTENSIVO DE GRADUAÇÃO – REDE UNEB 2000 EM 2009.1
CURSO: PEDAGOGIA
CAMPUS
LOCALIDADE
DEPARTAMENTO
MUNICÍPIO
Nº MATRÍCULA
I
Salvador
Educação
Lauro de Freitas  - II
87
Madre de Deus
69
Nazaré
61
II
Alagoinhas
Ciências Exatas e da Terra
Olindina
83
Educação
Inhambupe
88
Pedrão
95
III
Juazeiro
Ciências Humanas
Santo Sé
71
IV
Jacobina
Ciências Humanas
Jacobina
100
Capim Grosso
52
Baixa Grande
85
VII
Senhor do Bonfim
Educação
Itiúba
94
Senhor do Bonfim
38
Campo Formoso
38
VIII
Paulo Afonso
Educação
Jeremoabo
98
IX
Barreiras
Educação
Educação
Angical
85
Cotolândia/Cristópolis
95
Cotegipe
49
Formosa do Rio Preto
66
Luis Eduardo Magalhães
69
Riachão das Neves
50
X
Teixeira de Freitas
Educação
Alcobaça
84
Medeiros Neto
79
Teixeira de Freitas
78
XIV
Conceição do Coité
Educação
Ribeira do Amparo
65
XVI
Irecê
Ciências Humanas e Tecnologia
Lapão
95




CAMPUS
LOCALIDADE
DEPARTAMENTO
MUNICÍPIO
Nº MATRÍCULA
XIX
Camaçari
Ciências Humanas e Tecnologia
Simões Filho
92
XX
Brumado
Ciências Humanas e Tecnologia
Barra do Choça
96
Dom Basílio
57
Itarantim
87
XXII
Euclides da Cunha
Ciências Humanas e Tecnologia
Euclides da Cunha
90
XXIV
Xique-Xique
Ciências Humanas e Tecnologia
Xique-Xique
70
TOTAL
2.366
Fonte: SGC/UNEB

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