QUADRO 4 - NÚMERO DE MATRÍCULAS EFETIVADAS NO PROGRAMA INTENSIVO DE GRADUAÇÃO – REDE UNEB 2000 EM 2009.1
CURSOS: MATEMÁTICA, LETRAS, LETRAS COM INGLÊS, GEOGRAFIA E HISTÓRIA
CAMPUS | MUNICÍPIO | DEPARTAMENTO | LOCALIDADE | CURSO | Nº MATRÍCULA | ||
II | Alagoinhas | Ciências Exatas e da Terra | Pojuca | Matemática | 45 | ||
Educação | Pojuca | Letras com Inglês | 49 | ||||
Geografia | 44 | ||||||
VI | Caetité | Ciências Humanas | Macaúbas | Matemática | 48 | ||
Letras | 50 | ||||||
Carinhanha | Geografia | 49 | |||||
História | 50 | ||||||
Matemática | 45 | ||||||
Ituaçu | Geografia | 48 | |||||
Letras com Inglês | 48 | ||||||
TOTAL | 476 | ||||||
Fonte: SGC/UNEB
Além do Programa da REDE UNEB, integra também os Programas Especiais , o PROESP - Programa de Formação para Professores do Estado, na modalidade presencial, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT. Seu objetivo é graduar os professores que atuam na Rede Estadual do Ensino Fundamental - 5ª a 8ª séries - e no Ensino Médio. Para tanto, oferece cursos de Licenciatura em Letras com Inglês, Geografia, Matemática e Biologia através de Pólos/Departamentos da UNEB, sendo matriculados em 2009.1, 608 alunos, conforme pode ser verificado no quadro 5.
QUADRO 5 - NÚMERO DE MATRÍCULAS EFETIVADAS - PROESP EM 2009.1
CAMPUS | LOCALIDADE | DEPARTAMENTO | CURSO | Nº MATRÍCULA |
III | Juazeiro | Ciências Humanas | Letras | 51 |
IV | Jacobina | Ciências Humanas | Educação Física | 51 |
V | Santo Antônio de Jesus | Ciências Humanas | História | 50 |
Geografia | 44 | |||
VI | Caetité | Ciências Humanas | Biologia | 42 |
VII | Senhor do Bonfim | Educação | Química | 37 |
Física | 36 | |||
Matemática | 42 | |||
Biologia | 49 | |||
Artes | 50 | |||
X | Teixeira de Freitas | Educação | Geografia | 50 |
XII | Guanambi | Educação | Geografia | 31 |
Matemática | 28 | |||
XVI | Irecê | Ciências Humanas e Tecnologias | Geografia | 47 |
TOTAL | 608 |
O mais novo integrante dos Programas Especiais de Graduação da UNEB, é o Programa de Formação Inicial de Professores da Educação Básica – Plataforma Freire, resultante de convênio estabelecido entre a UNEB e o MEC através da Coordenação de Pessoal de .Nível Superior - CAPES, onde serão oferecidos 12 Cursos, a saber: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia. Maiores detalhes sobre este Programa serão dados em itens posteriores deste Projeto, considerando que o Curso de Educação Física que aqui se apresenta é um dos integrantes do mesmo.
Considerando a sua história e consciente da sua responsabilidade com a ciência e a comunidade da qual faz parte, a UNEB, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA e os Movimentos Sociais e Sindicais que atuam no Campo, implantou os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Engenharia Agronômica -Áreas de Assentamento, envolvendo sujeitos integrados em movimentos populares. Esses cursos estão pautados em uma pedagogia ativa e crítica. Partem dos problemas e desafios da realidade vivida pelos próprios educandos, preparando-os para atuar como agentes multiplicadores. Preocupam-se com a educação popular, visando elevar o seu nível cultural e de conhecimentos, considerando que o sistema educacional brasileiro, pensado pelas elites dominantes, não permite que o povo de baixo poder aquisitivo tenha acesso ao conhecimento acadêmico. No primeiro semestre de 2009, o Departamento de Educação de Teixeira de Freitas - Campus X e o Departamento de Educação de Conceição de Coité - Campus XIV, efetuaram 47 e 46 matrículas, respectivamente, para o Curso de Letras. Para o Curso de Pedagogia o número de matrículas efetivadas, foi de 49 e 44 nos Campi X – Teixeira de Freitas e XVII – Bom Jesus da Lapa, respectivamente. O Departamento de Ciências Humanas de Barreiras – Campus IX, realizou 98 matriculas no Curso de Engenharia Agronômica/PRONERA.
A UNEB passou também a acompanhar os avanços advindos do surgimento de tecnologias interativas. A Educação à Distância - um exemplo dessa nova modalidade de ensino, vem sofrendo um rápido crescimento, sendo utilizada como um meio para democratizar o acesso ao conhecimento e expandir oportunidades de aprendizagem. No primeiro semestre de 2009, ela efetivou a matrícula de 465 discentes no curso de Administração, na modalidade à distância, através do Departamento de Ciências Humanas do campus V - Santo Antônio de Jesus e 1.693 para os cursos de História, Matemática e Química do Departamento de Educação do Campus I em Salvador. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste Curso é diversificada e envolve o intercâmbio entre professores e alunos, entre alunos e o ambiente de aprendizagem e entre os estudantes.
Eventualmente, a UNEB vem oferecendo, através do Departamento de Ciências Humanas do Campus I, o curso de Administração Tributária e Finanças Governamentais que consiste em uma modalidade seqüencial de formação superior. Tal curso não se confunde com os cursos tradicionais de graduação, pós-graduação ou extensão, devendo ser entendido como uma alternativa a quem deseja ampliar os seus conhecimentos e sua qualificação profissional. Os candidatos devem ser portadores de certificado de ensino médio. Foi implantado em 1999, em parceria com a Secretaria da Fazenda, com a finalidade de preparar trabalhadores qualificados para atender às novas demandas da atividade produtiva. Já foram concluídas 03 turmas, estando a quarta com previsão de término para o segundo semestre de 2009, com 36 alunos matriculados no primeiro semestre de 2009.
Os discentes desse curso estão dispensados de obedecer ao calendário do ano letivo regular, mas sujeitam-se às normas gerais vigentes para os cursos de graduação da Instituição, tais como a verificação de freqüência e de aproveitamento. A proposta curricular, a carga horária e seu prazo de integralização são estabelecidos pelo Departamento que o ministra.
Assim, a UNEB dispõe, no primeiro semestre de 2009, de um total de 25.523 alunos matriculados nos diversos Cursos que oferece. E para atender a toda esta demanda, ela conta com um corpo docente formado por 1.451 professores efetivos, distribuído nos diversos campi onde atua. A distribuição deste contingente, por classe e titulação, encontra-se descriminada no quadro 6 e no gráfico a seguir apresentados.
QUADRO 6 - CORPO DOCENTE DA UNEB
CLASSE | Nº PROFESSORES |
AUXILIAR | 631 |
ASSISTENTE | 469 |
ADJUNTO | 246 |
TITULAR | 95 |
PLENO | 10 |
TOTAL | 1.451 |
Fonte: GESAD/PROGRAD/2008
Fonte: PPG/Gerência de Pós Graduação/2008
Além deste, a UNEB conta ainda com um quantitativo de professores integrantes do Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, enquanto a demanda por professores efetivos não é regularizada pela abertura de concurso público.
Quanto ao quadro técnico-administrativo, é formado por servidores que atuam nos diversos setores da Universidade, desenvolvendo as ações necessárias ao funcionamento da Instituição.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação - PPG desenvolve uma política apoiada nas necessidades e vocações regionais, expressas através das iniciativas dos Departamentos, gerenciando programas de apoio à capacitação dos seus recursos humanos - docentes e técnicos de nível superior e de sustentabilidade dos seus programas de pós-graduação. Os Departamentos da UNEB oferecem diversos Cursos de pós-graduação lato sensu, vinculados às suas áreas de conhecimentos. Além do aperfeiçoamento profissional, eles objetivam a formação e consolidação de grupos de pesquisa, os quais podem se transformar em linhas institucionais de pesquisa ou se constituírem na base para cursos de mestrado ou doutorado. O quadro a seguir possibilita a visualização dos cursos desta natureza que estão sendo oferecidos no ano de 2009.
QUADRO 7 - CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU OFERECIDOS EM 2009
Nº DE ORDEM | CURSO | DEPARTAMENTO /CAMPUS | Nº DE VAGAS | ALUNOS MATRICULADOS |
01 | Educação, Cultura e Contextualidade | DCH/Campus III - Juazeiro DCH/Campus IV – Jacobina DEDC/Campus VII- Sr do Bonfim | 45 | 45 |
02 | Literatura Brasileira: formação do cânone e contrapontos críticos | DCHT/Campus XX - Brumado | 30 | 26 |
03 | Política e Estratégia | DCH/Campus XIX – Camaçari | 72 | 50 |
04 | Metodologia do Ensino da Matemática | DEDC/Campus VII – Senhor do Bonfim | 50 | 14 |
05 | Residência Multiprofissional em Saúde | DCV/Campus I - Salvador | 38 | 38 |
06 | Estudos Lingüísticos e Literários | DCHT/Campus – XXIV – Xique Xique | 45 | 45 |
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Nº DE ORDEM | CURSO | DEPARTAMENTO /CAMPUS | Nº DE VAGAS | ALUNOS MATRICULADOS |
07 | Estudos Literários e Lingüística Aplicada ao Ensino | DCHT/Campus XXII – Euclides da Cunha | 40 | 24 |
08 | Gestão Estratégica em Segurança Pública | DCHT/Campus XIX - Camaçari | 35 | 34 |
09 | Gestão de Organizações Educacionais | DCHT/Campus XVI - Irecê | 55 | 26 |
TOTAL | 410 | 302 |
Fonte: PPG/UNEB
Dentro desta política, a UNEB oferece também cursos stricto sensu nas modalidades acadêmica e profissional. Os Programas stricto sensu atualmente implantados são os seguintes: Mestrado em Educação e Contemporaneidade _ Departamento de Educação do Campus I; História Regional e Local; e Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional – Departamento de Ciências Humanas do Campus V; Química Aplicada – Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Campus I; Estudos de Linguagens; Políticas Públicas, Gestão de Informação e Desenvolvimento Regional – Departamento de Ciências Humanas do Campus I, Horticultura Irrigada – Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais do Campus III e Crítica Cultural – Pós Crítica – Departamento em Educação do Campus II.
No ano de 2008 a UNEB teve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, para implantação do seu Curso de doutorado que encontra-se em pleno funcionamento com oferta de 12 vagas, todas preenchidas.
Encontra-se também em funcionamento o doutorado interinstitucional – DINTER, numa parceria estabelecida entre a UNEB e a UFBA.
Para atingir seus objetivos, conta com recursos próprios e o apoio institucional e/ou financeiro de outras instituições universitárias federais e estaduais, de órgãos federais como o Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, a CAPES, e ainda, de órgãos internacionais, a exemplo do convênio UNEB/Universidade do Quebec/Canadá.
O quadro 7 anteriormente apresentado e os gráficos abaixo apresentam o quantitativo de cursos lato e stricto sensu promovidos por esta Pró-Reitoria no período de 2004 a 2008.
Em paralelo ao trabalho de capacitação, a UNEB passa a ser cada vez mais convocada, também no meio da comunidade, a apresentar soluções inovadoras que possibilitem transformar uma realidade adversa vivenciada por amplos estratos da população. Através da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, vem incentivando o intercâmbio entre a Universidade e a sociedade, com o oferecimento de cursos e o desenvolvimento de programas e projetos envolvendo docentes, discentes e técnicos da instituição. Não é um trabalho fácil, pois exige empenho, dedicação e a disposição para lidar com as vicissitudes do mundo contemporâneo. É destinar um novo olhar sobre as práticas e políticas educacionais fora das salas de aula, problematizando as questões implicadas nos processos.
Assim, a PROEX tem desenvolvido estudos sobre o analfabetismo, fome, saúde, produção de alimentos e preservação do ambiente, demonstrando a coerência da Universidade com a estrutura teórica dos conhecimentos institucionalizados e a prática efetiva voltada para a sociedade.
Este vínculo com a sociedade tem, ano a ano, crescido de forma expressiva. O eixo temático dos trabalhos desenvolvidos abrangeu áreas de necessidades diversificadas, com destaque para as ações no campo da educação, cultura e tecnologia, cidadania, meio ambiente, saúde e qualidade de vida e desenvolvimento rural.
Tais atividades extensionistas fomentam discussões e reflexões que complementam a formação profissional e fortalecem a participação da comunidade acadêmica, buscando atender as necessidades e expectativas da sociedade em que está inserida.
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