QUADRO 4 - NÚMERO DE MATRÍCULAS EFETIVADAS NO PROGRAMA INTENSIVO DE GRADUAÇÃO – REDE UNEB 2000 EM 2009.1
CURSOS: MATEMÁTICA, LETRAS, LETRAS COM INGLÊS, GEOGRAFIA E HISTÓRIA

CAMPUS
MUNICÍPIO
DEPARTAMENTO
LOCALIDADE
CURSO
Nº MATRÍCULA
II
Alagoinhas
Ciências Exatas e da Terra
Pojuca
Matemática
45
Educação
Pojuca
Letras com Inglês
49
Geografia
44
VI

Caetité

Ciências Humanas

Macaúbas
Matemática
48
Letras
50
Carinhanha
Geografia
49
História
50
Matemática
45
Ituaçu
Geografia
48
Letras com Inglês
48
TOTAL
476
Fonte: SGC/UNEB



Além do Programa da REDE UNEB, integra também os Programas Especiais ,  o PROESP - Programa de Formação para Professores do Estado, na modalidade presencial, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT. Seu objetivo é graduar os professores que atuam na Rede Estadual do Ensino Fundamental - 5ª a 8ª séries - e no Ensino Médio. Para tanto, oferece cursos de Licenciatura em Letras com Inglês, Geografia, Matemática e Biologia através de Pólos/Departamentos da UNEB, sendo matriculados em 2009.1, 608 alunos, conforme pode ser verificado no quadro 5.


QUADRO 5 - NÚMERO DE MATRÍCULAS EFETIVADAS - PROESP EM 2009.1

CAMPUS
LOCALIDADE
DEPARTAMENTO
CURSO
Nº MATRÍCULA
III
Juazeiro
Ciências Humanas
Letras
51
IV
Jacobina
Ciências Humanas
Educação Física
51
V
Santo Antônio de Jesus
Ciências Humanas
História
50
Geografia
44
VI
Caetité
Ciências Humanas
Biologia
42
VII
Senhor do Bonfim
Educação
Química
37
Física
36
Matemática
42
Biologia
49
Artes
50
X
Teixeira de Freitas
Educação
Geografia
50
XII
Guanambi
Educação
Geografia
31
Matemática
28
XVI
Irecê
Ciências Humanas e Tecnologias
Geografia
47
TOTAL
608


O mais novo integrante dos Programas Especiais de Graduação da UNEB, é o Programa de Formação Inicial de Professores da Educação Básica – Plataforma Freire, resultante de convênio estabelecido entre a UNEB e o MEC através da Coordenação de Pessoal de .Nível Superior - CAPES, onde serão oferecidos 12 Cursos, a saber: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Computação, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia. Maiores detalhes sobre este Programa serão dados em itens posteriores deste Projeto, considerando que o Curso de Educação Física que aqui se apresenta é um dos integrantes do mesmo.
Considerando a sua história e consciente da sua responsabilidade com a ciência e a comunidade da qual faz parte, a UNEB, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA e os Movimentos Sociais e Sindicais que atuam no Campo, implantou os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Engenharia Agronômica -Áreas de Assentamento, envolvendo sujeitos integrados em movimentos populares. Esses cursos estão pautados em uma pedagogia ativa e crítica.  Partem dos problemas e desafios da realidade vivida pelos próprios educandos, preparando-os para atuar como agentes multiplicadores. Preocupam-se com a educação popular, visando elevar o seu nível cultural e de conhecimentos, considerando que o sistema educacional brasileiro, pensado pelas elites dominantes, não permite que o povo de baixo poder aquisitivo tenha acesso ao conhecimento acadêmico. No primeiro semestre de 2009, o Departamento de Educação de Teixeira de Freitas - Campus X e o Departamento de Educação de Conceição de Coité - Campus XIV, efetuaram 47 e 46 matrículas, respectivamente, para o Curso de Letras. Para o Curso de Pedagogia o número de matrículas efetivadas, foi de 49 e 44 nos Campi X – Teixeira de Freitas e XVII – Bom Jesus da Lapa, respectivamente. O Departamento de Ciências Humanas de Barreiras – Campus IX, realizou 98 matriculas no Curso de Engenharia Agronômica/PRONERA.

A UNEB passou também a acompanhar os avanços advindos do surgimento de tecnologias interativas. A Educação à Distância - um exemplo dessa nova modalidade de ensino, vem sofrendo um rápido crescimento, sendo utilizada como um meio para democratizar o acesso ao conhecimento e expandir oportunidades de aprendizagem. No primeiro semestre de 2009, ela efetivou a matrícula de 465 discentes no curso de Administração, na modalidade à distância, através do Departamento de Ciências Humanas do campus V - Santo Antônio de Jesus e 1.693 para os cursos de História, Matemática e Química do Departamento de Educação do Campus I em Salvador. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste Curso é diversificada e envolve o intercâmbio entre professores e alunos, entre alunos e o ambiente de aprendizagem e entre os estudantes.

Eventualmente, a UNEB vem oferecendo, através do Departamento de Ciências Humanas do Campus I, o curso de Administração Tributária e Finanças Governamentais que consiste em uma modalidade seqüencial de formação superior. Tal curso não se confunde com os cursos tradicionais de graduação, pós-graduação ou extensão, devendo ser entendido como uma alternativa a quem deseja ampliar os seus conhecimentos e sua qualificação profissional. Os candidatos devem ser portadores de certificado de ensino médio. Foi implantado em 1999, em parceria com a Secretaria da Fazenda, com a finalidade de preparar trabalhadores qualificados para atender às novas demandas da atividade produtiva. Já foram concluídas 03 turmas, estando a quarta com previsão de término para o segundo semestre de 2009, com 36 alunos matriculados no primeiro semestre de 2009.

Os discentes desse curso estão dispensados de obedecer ao calendário do ano letivo regular, mas sujeitam-se às normas gerais vigentes para os cursos de graduação da Instituição, tais como a verificação de freqüência e de aproveitamento. A proposta curricular, a carga horária e seu prazo de integralização são estabelecidos pelo Departamento que o ministra.

Assim, a UNEB dispõe, no primeiro semestre de 2009, de um total de 25.523 alunos matriculados nos diversos Cursos que oferece. E para atender a toda esta demanda, ela conta com um corpo docente formado por 1.451 professores efetivos, distribuído nos diversos campi onde atua. A distribuição deste contingente, por classe e titulação, encontra-se descriminada no quadro 6 e no gráfico a seguir apresentados.

QUADRO 6 - CORPO DOCENTE DA UNEB

CLASSE
Nº PROFESSORES
AUXILIAR
631
ASSISTENTE
469
ADJUNTO
246
TITULAR
95
PLENO
10
TOTAL
1.451
                      Fonte: GESAD/PROGRAD/2008

       Fonte: PPG/Gerência de Pós Graduação/2008


Além deste, a UNEB conta ainda com um quantitativo de professores integrantes do Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, enquanto a demanda por professores efetivos não é regularizada pela abertura de concurso público.

Quanto ao quadro técnico-administrativo, é formado por servidores que atuam nos diversos setores da Universidade, desenvolvendo as ações necessárias ao funcionamento da Instituição.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação - PPG desenvolve uma política apoiada nas necessidades e vocações regionais, expressas através das iniciativas dos Departamentos, gerenciando programas de apoio à capacitação dos seus recursos humanos - docentes e técnicos de nível superior e de sustentabilidade dos seus programas de pós-graduação. Os Departamentos da UNEB oferecem diversos Cursos de pós-graduação lato sensu, vinculados às suas áreas de conhecimentos. Além do aperfeiçoamento profissional, eles objetivam a formação e consolidação de grupos de pesquisa, os quais podem se transformar em linhas institucionais de pesquisa ou se constituírem na base para cursos de mestrado ou doutorado. O quadro a seguir possibilita a visualização dos cursos desta natureza que estão sendo oferecidos no ano de 2009.

QUADRO 7 - CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU OFERECIDOS EM 2009

Nº DE ORDEM
CURSO
DEPARTAMENTO
/CAMPUS
Nº DE VAGAS
ALUNOS MATRICULADOS
01
Educação, Cultura e Contextualidade
DCH/Campus III - Juazeiro
DCH/Campus IV – Jacobina
DEDC/Campus VII- Sr do Bonfim
45
45
02
Literatura Brasileira: formação do cânone e contrapontos críticos
DCHT/Campus XX - Brumado
30
26
03
Política e Estratégia
DCH/Campus XIX – Camaçari
72
50
04
Metodologia do Ensino da Matemática
DEDC/Campus VII – Senhor do Bonfim
50
14
05
Residência Multiprofissional em Saúde
DCV/Campus I - Salvador
38
38
06
Estudos Lingüísticos e Literários
DCHT/Campus – XXIV – Xique Xique
45
45




Nº DE ORDEM
CURSO
DEPARTAMENTO
/CAMPUS
Nº DE VAGAS
ALUNOS MATRICULADOS
07
Estudos Literários e Lingüística Aplicada ao Ensino
DCHT/Campus XXII – Euclides da Cunha
40
24
08
Gestão Estratégica em Segurança Pública
DCHT/Campus XIX - Camaçari
35
34
09
Gestão de Organizações Educacionais
DCHT/Campus XVI - Irecê
55
26
TOTAL
410
302
Fonte: PPG/UNEB


Dentro desta política, a UNEB oferece também cursos stricto sensu nas modalidades acadêmica e profissional. Os Programas stricto sensu atualmente implantados são os seguintes: Mestrado em Educação e Contemporaneidade _ Departamento de Educação do Campus I; História Regional e Local; e Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional – Departamento de Ciências Humanas do Campus V; Química Aplicada – Departamento de Ciências Exatas e da Terra do Campus I; Estudos de Linguagens; Políticas Públicas, Gestão de Informação e Desenvolvimento Regional – Departamento de Ciências Humanas do Campus I, Horticultura Irrigada – Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais do Campus III e Crítica Cultural – Pós Crítica – Departamento em Educação do Campus II.

No ano de 2008 a UNEB teve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, para implantação do seu Curso de doutorado que encontra-se em pleno funcionamento com oferta de 12 vagas, todas preenchidas.

Encontra-se também em funcionamento o doutorado interinstitucional – DINTER, numa parceria estabelecida entre a UNEB e a UFBA.

Para atingir seus objetivos, conta com recursos próprios e o apoio institucional e/ou financeiro de outras instituições universitárias federais e estaduais, de órgãos federais como o Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, a CAPES, e ainda, de órgãos internacionais, a exemplo do convênio UNEB/Universidade do Quebec/Canadá.

O quadro 7 anteriormente apresentado e os gráficos abaixo apresentam o quantitativo de cursos lato e stricto sensu promovidos por esta Pró-Reitoria no período de 2004 a 2008.                  



Em paralelo ao trabalho de capacitação, a UNEB passa a ser cada vez mais convocada, também no meio da comunidade, a apresentar soluções inovadoras que possibilitem transformar uma realidade adversa vivenciada por amplos estratos da população. Através da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, vem incentivando o intercâmbio entre a Universidade e a sociedade, com o oferecimento de cursos e o desenvolvimento de programas e projetos envolvendo docentes, discentes e técnicos da instituição. Não é um trabalho fácil, pois exige empenho, dedicação e a disposição para lidar com as vicissitudes do mundo contemporâneo. É destinar um novo olhar sobre as práticas e políticas educacionais fora das salas de aula, problematizando as questões implicadas nos processos.

Assim, a PROEX tem desenvolvido estudos sobre o analfabetismo, fome, saúde, produção de alimentos e preservação do ambiente, demonstrando a coerência da Universidade com a estrutura teórica dos conhecimentos institucionalizados e a prática efetiva voltada para a sociedade.

Este vínculo com a sociedade tem, ano a ano, crescido de forma expressiva. O eixo temático dos trabalhos desenvolvidos abrangeu áreas de necessidades diversificadas, com destaque para as ações no campo da educação, cultura e tecnologia, cidadania, meio ambiente, saúde e qualidade de vida e desenvolvimento rural.

Tais atividades extensionistas fomentam discussões e reflexões que complementam a formação profissional e fortalecem a participação da comunidade acadêmica, buscando atender as necessidades e expectativas da sociedade em que está inserida.







Nenhum comentário:

Postar um comentário