4.CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Plataforma Freire aqui apresentado, foi estruturado considerando os inúmeros desafios que têm sido colocados à Universidade do Estado da Bahia, através da educação superior que ela vem desenvolvendo desde a sua criação.
Além destes, considerou-se também as intensas e rápidas transformações que têm ocorrido na sociedade contemporânea e nas condições do exercício profissional, o que por sua vez têm demandado a atuação de profissionais cada vez mais comprometidos, versáteis, que sejam capazes de buscar respostas ao problemas que lhe serão impostos cotidianamente pelo seu locus de atuação.
A flexibilidade curricular, o foco na construção do conhecimento, a articulação da teoria com a prática, o exercício simultâneo da docência com a realização do Curso, certamente, tornarão os egressos do Curso de Educação Física aqui apresentado, profissionais com as características demandadas pela atualidade.
Espera-se assim, que com a realização deste Curso e dos demais integrantes da Plataforma Freire que serão desenvolvidos pela UNEB, ela estará dando uma grande contribuição no campo de formação de professores da Educação Básica e consequentemente na elevação dos índices educacionais perpetuados negativamente há várias décadas em nosso Estado.
LINCENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
QUADRO RESUMO DA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
ANO ATIVIDADES | 1º | 2º | 3º | TOTAL GERAL |
CH | CH | CH | CH | |
945 | 855 | 570 | 2.370 | |
Oficinas Articulares | 60 | 30 | - | 90 |
Seminário Temático | 60 | 90 | 105 | 255 |
Estágio Curricular Supervisionado | - | 135 | 270 | 405 |
Atividades Acadêmico Cientifico Culturais | - | - | 210 | 210 |
TOTAL GERAL | 1.065 | 1.110 | 1.155 | 3.330 |
Obs.: Neste quadro não estão incluídas as Atividades Complementares, pois elas não complementam carga horária, somente os dias letivos do Curso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DOS COMPONENTES
CURRICULARES BÁSICOS
Antropologia
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. ed. 48. reimp. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos).
CLIFFORD, Geertz. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989
LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. reimp. SP: Brasiliense, 2006.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
ROCHA, Gilmar e TOSTA, Sandra Pereira. Antropologia e Educação. Belo Horizonte. Autentica Editora. 2009
Filosofia
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Temas de filosofia. São Paulo: Moderna, 1998.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 1993.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. 6. imp. São Paulo: Ática, 2006.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 16. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica I
BEHRENS. Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, c1995.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Vozes.2002
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. Cortez. 2002
Oficina de Leitura e Produção Textual
ALVARADO, Maite. O Leiturão: jogos para despertar leitores. São Paulo: Ática, 2000.
BRAGA, Regina e SILVESTRE, Maria de Fátima Barros, Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Peirópolis, 2002.
CLAVER, Ronald. A arte de escrever com arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristovão. Oficina de texto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
FARACO & MOURA. Para gostar de escrever. São Paulo: Ática, 2000.
FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2000.
KOCH, Ingedore Villaça e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; PAVANI, Cinara Ferreira. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
MARTINS, Luciano. Escrever com criatividade. São Paulo: Contexto, 2001.
Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica II
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, c1993.
LUCK, Heloísa. Pedagogia Interdisciplinar (fundamentos teóricos- metodológicos). Petrópolis (RJ): Vozes, 2003.
MACEDO, Roberto Sidnei. Curriculo: campo, conceito e pesquisa. Vozes. 2007
MANEGOLLA, Maximiliano. Por que planejar ? Como planejar? : currículo - área – aula. Petrópolis: Vozes, 2003.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2001.
Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica III
ARRETCHE, Marta. Estado Federativo e as políticas sociais. Determinantes da descentralização. Rio de Janeiro: Revan; São Paulo: FADESP, 2000.
CUNHA, Luiz Antonio. Educação, estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1995.
DEMO, Pedro. LDB: Ranços e Avanços.Campinas. Papirus, 2003
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo. Cortez.2003
LOPES, Alice Casimiro; MZCEDO, Elizabete (Orgs). Políticas de Currículo em Múltiplos Contextos , São Paulo, Cortez, 2006
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. Ática.2007
Metodologia da Pesquisa
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. Atlas, 2006.
LOBARDI, José Claudinei. Pesquisa em educação. Campinas : Autores Associados, 2000.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.
Psicologia I
BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre : Artes Médicas, 1996.
BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1988.
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à psicologia. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
PIAGET. A linguagem e o pensamento da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Sociologia
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.
BERGER, Peter L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986.
ELY, Chinoy. Sociedade: uma introdução à sociologia. SP: Cultrix, 2006.
TOSCANO, Moema. Introdução à sociologia educacional. Petrópolis: Vozes, 1984.
Informática
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. 1. ed. 14. reimp. Rio de Janeiro: 34, 2006.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. 11. ed. Campinas: Papirus, 1997.
PRETTO, Nelson. Uma escola sem/ com futuro. 6. ed. Campinas: Papirus, 2005.
SANDHOLTZ, Judith Haymore. Ensinando com tecnologia. Petrópolis: Vozes, 1997.
TELEVISÃO, criança, imaginação e educação: dilemas e diálogos. Campinas: Papirus, 1998.
História da Educação
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996, 2002.
FÁVERO (org.), Osmar. A Educação nas constituintes brasileiras: 1823-1988. Campinas, SP: Autores Associados, 2001
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2002.
GHIRALDELLI JR. Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 2000.
SAVIANI, Dermerval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2000.
Psicologia II
AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo: de Piaget a Emília Ferreiro. São Paulo: Ática, 2006.
CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2000.
CARRARA, Kester. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2003, 2004.
COLL,César. Desenvolvimento psicologico e educação: Necessidades educação especial. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
DAVIS, Cláudia. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1994.
Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica IV
BRASIL / Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil; Resolução n. 5, de 17/12/2009, Brasília: MEC, 2009
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
LOWENFELD, V. & BRITTAIN, W. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 4. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo no Brasil: gênese e critica de um conceito. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BASSEADAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica V
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
CANDAU, Vera Maria (org.). Ensinar e Aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. 2ª ed. São Paulo: DP&A, 2002.
FREITAS, H. C. L. O trabalho como princípio articulador na prática do ensino e nos estágios. Sção Paulo: Cortez, 2000.
HERNANDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VASCONCELLOS, Celso. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.
Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica VI
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
Lück, Heloísa. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis: RJ: Vozes, 2003.
___________. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar – 2 ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Gestão Democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 1997.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar democrática e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS - EDUCAÇÃO FÍSICA
ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 3ª ed. Campinas: Papirus, 1991.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1994.
GUIRARDELLI JÚNIOR, P. Educação física progressista: a pedagogia crítica-social dos conteúdos da Educação Física Brasileira,1998
MARINHO, Inezil Penna. Sistemas e métodos de educação física. 4ª ed. São Paulo: BRASIPAL, (s.d.)
SOARES, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 2001.
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FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DO ATLETISMO
BATISTA, O. F. Atletas: resistência específica para corredores de 5000 metros . Campinas: UNICAMP, 1992.
COCEIRO, Geonana Alves. 1000 exercícios e jogos para o atletismo. Sprint,2005
MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. Jundiaí – SP: Fontoura, 2005.
MATTHIESEN, SARA QUENZER. Educação Física no Ensino Superior - Atletismo: Teoria e Prática. Guanabara Koogan,2007.
OLIVEIRA, Maria Cecilia M. de. Atletismo escolar. Sprint,2006
FUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DO JOGO
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
BROTTO, Fábio O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. Santos, SP: Re-Novada, 2000.
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CAMARGO, L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.
CAVALLARI, Vinícius R., ZACHARIAS, Vani. Trabalhando com recreação. 4ª ed. São Paulo: Ícone, 2000.
BROTTO, Fábio O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. Santos, SP: Re-Novada, 2000.
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CAMARGO, L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.
CAVALLARI, Vinícius R., ZACHARIAS, Vani. Trabalhando com recreação. 4ª ed. São Paulo: Ícone, 2000.
FUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DA GINÁSTICA
ALTER, Michael. Ciência da flexibilidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da ginástica. São Paulo: Ícone, 2003.
DANTAS, Estélio H. M. Flexibilidade, alongamento e flexionamento. Shape, 1999.
BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da ginástica. São Paulo: Ícone, 2003.
DANTAS, Estélio H. M. Flexibilidade, alongamento e flexionamento. Shape, 1999.
MENDONÇA, Maria E. Ginástica holística: história e desenvolvimento de um método de cuidados corporais. São Paulo: Summus, 2000.
NOGUEIRA, E. M.; EDUCARDO, A. D. Ginástica localizada 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
NOGUEIRA, E. M.; EDUCARDO, A. D. Ginástica localizada 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
COLL, César S. Desenvolvimento psicológigo e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996 Vol. 3.
FALKENBACH, Atos. Um estudo de casos: as relações de crianças com síndrome de Down e de crianças com deficiência auditiva na psicomotricidade relacional, 2003.448f . Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da UFRGS.
HERMANT, Gérard. Corpo e sua memória: atualizaçãoem psicomotricidade. São Paulo : Manole, 1988.
LAPIERRE, André e AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento: psicomotricidade e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
NEGRINE, Aírton da S. O corpo na educação infantil. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2002.
FALKENBACH, Atos. Um estudo de casos: as relações de crianças com síndrome de Down e de crianças com deficiência auditiva na psicomotricidade relacional, 2003.
HERMANT, Gérard. Corpo e sua memória: atualização
LAPIERRE, André e AUCOUTURIER, Bernard. A simbologia do movimento: psicomotricidade e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
NEGRINE, Aírton da S. O corpo na educação infantil. Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2002.
NEGRINE, Aírton da S. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: perspectivas psicopedagógicas. Porto Alegre: Prodil, 1994.
CINESIOLOGIA
CARNAVAL, Paulo. Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
EDALTON, Miranda. Bases da anatomia e cinesiologia. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
ENOKA, Roger M. Bases neuromecânicas da cinesiologia. São Paulo: Manole, 2000.
FLOYD, THOMPSON, A. J. Manual de cinesiologia estrutural. São Paulo: Manole, 1997.
FORNASARI, Carlos Alberto. Manual para estudo da cinesiologia. São Paulo: Manole, 2001.
HAY, J. G., REID, J. G. As bases anatômicas e mecânicas do movimento. São Paulo: Prentice/Hall do Brasil, 1985.
RASCH, P. J. Cinesiologia e anatomia aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
CARNAVAL, Paulo. Cinesiologia aplicada aos esportes. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
EDALTON, Miranda. Bases da anatomia e cinesiologia. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
ENOKA, Roger M. Bases neuromecânicas da cinesiologia. São Paulo: Manole, 2000.
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RASCH, P. J. Cinesiologia e anatomia aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
ADAMS, R.; DANIEL, A.; CUBBIN, J. e RULLMAN, L. Jogos, esportes e exercícios para o deficiente físico. 3ªed. São Paulo: Manole, 1985.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
ADAMS, R.; DANIEL, A.; CUBBIN, J. e RULLMAN, L. Jogos, esportes e exercícios para o deficiente físico. 3ªed. São Paulo: Manole, 1985.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
COLL, C. PALACIOS, J. MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Vol. 3. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
JOSEPH P. Winnick. Educação física e esportes adaptados. Manole,2004
STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FUNDAMENTOS TEORICOS E METODOLOGICOS DA DANÇA
BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da dança. Rio de Janeiro: Ícone, 1997.
DANTAS, Mônica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1999.
FIAMONCINI, Luciana; SARAIVA, Maria do Carmo. Dança na escola: a criação e a co-educaçãoem pauta. In : KUNZ, Elenor (org.). Didática da Educação Física. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998.
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.
BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da dança. Rio de Janeiro: Ícone, 1997.
DANTAS, Mônica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1999.
FIAMONCINI, Luciana; SARAIVA, Maria do Carmo. Dança na escola: a criação e a co-educação
MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.
TREINAMENTO DESPORTIVO
DIETRICH, MARTIN. Manual de Teoria do Treinamento Esportivo.. Rio de Janeiro: Phorte, 2008.
FILIN, V. P.; VOLKOV, V. M. – adaptação: GOMES, A. C.;1998
GHORAYEB, N. & BARROS NETO, T.L. O Exercício: Preparação Fisiológica, Avaliação Médica, Aspectos Especiais e Preventivos. 1ªed São Paulo ATHENEU. 1999
MATVEEV, L. P. – adaptação: GOMES, A. C. Treino desportivo – metodologia e planejamento. Guarulhos: Phorte e editora, 1997.
PLATONOV, Vladimir. Tratado Geral de Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Phorte, 2007.
ANATOMIA E A PRÁTICA DA ED. FÍSICA
CASTRO, Sebastião Vicente de. Anatomia fundamental. São Paulo: Mc Graw Hill do Brasil, 1976.
DANGELO, José Geraldo et alii. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. Rio de Janeiro: Atheneu, 1983.
FOSS, Merle e KETEIYAN, Steven. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
LERNER, Betti Raquel. Introdução ao estudo da fisiologia humana. 8ª ed. São Paulo: Nobel, 1986.
DANGELO, José Geraldo et alii. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. Rio de Janeiro: Atheneu, 1983.
FOSS, Merle e KETEIYAN, Steven. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
LERNER, Betti Raquel. Introdução ao estudo da fisiologia humana. 8ª ed. São Paulo: Nobel, 1986.
JACOB, Stanley W. Anatomia e fisiologia humana. 4ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DO FUTEBOL E DO FUTSAL
CARRANO, Paulo Cesar. Futebol :paixão e política. DP&A,2000
FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. Londrina: Midografi, 1998.
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do Futebol: Dimensões históricas e sócioculturais do esporte das multidões. SP: Nova Alexandria, 2002.
SANTANA, Wilton Carlos. Futsal:apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Autores Associados, 2004.
REZER, RICARDO; SAAD, MICHEL ANGILLO. Futebol e Futsal: Possibilidades e Limitações da Prática Pedagógica. Argos, 2005
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
ACSM - COLÉGIO AMERICANO DE MEDICINA DO ESPORTE. Fisiologia do exercício clínico. Guanabara Koogan,2002
FOX, EL.; BOWERS, RW.; FOSS ML. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos desportos. 4ªed SP Guanabara Koogan. 1991.
NEDER JA., NERY L.A. Fisiologia Clínica do Exercício: Teoria e Prática. 1ªed Artes Médicas. 2003
McARDLE WD., KATCH FI., KATCH VL. Fisiologia do Exercício: Energia, nutrição e desempenho humano. Guanabara Koogan,1998
Negrão CE, Barreto ACP. CARDIOLOGIA DO EXERCÍCIO – Do cardiopata ao transplantado. Manole,2002
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DO BASQUETEBOL
ALMEIDA, Marcos Bezerra de. Basquetebol, 1000 exercícios. Sprint,2001
BASQUETEBOL, Confederação Brasileira de. Regras Oficiais. 1. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2007.
COUTINHO, Nilton Ferreira. Basquetebol na escola. Sprint,2001
GUARIZI, Mario Roberto. Basquetebol : DA INICIAÇÃO AO JOGO. Jundiaí – SP: Fontoura,1ª ed, 2007.
WEIS, Gilmar Fernando; POSSAMAI, Catiana Leila. O Basquetebol da Escola à Universidade. 1. ed. Jundiaí: Fontoura, 2008.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DO HANDEBOL
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE HANDEBOL. Handebol – Regras oficiais 2006 – 2009. Phorte Editor, 2006.
KLAUS, Arno Ehret Dietrich Schubert. Manual de handebol treinamento de base para crianças e adolescentes. Sao Paulo - SP: Phorte, 2002.
MELHEM, A. Handebol – brincando e Aprendendo. Sprint, 2003
SANTOS, Rogério. Handebol 1000 exercícios. Sprint,2002
TENROLLER, Carlos. Handebol: teoria e prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DO VOLEIBOL
BOJIKIAN, Joao Crisostomo Marcondes. Ensinando voleibol. Sao Paulo - SP: Phorte, 2ª ed. , 2003.
BIZZOCCHI, Carlos " Cacá". O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. Barueri, SP: Manole, 2004.
CAMPOS, Luiz Antônio Silva. Voleibol "da" escola. Jundiaí – SP: Fontoura, 2006
MACHADO, Afonso Antônio. Educação Física no Ensino Superior: voleibol - do aprender ao especializar. Guanabara Koogan, 2006.
MORÁVIA, Otto. Voleibol: 1000 exercícios. 5. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
MEDIDAS E AVALIAÇÃO
GUEDES, D.P. & GUEDES, J.E.R.P. Crescimento, Composição Corporal e Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes. 4ªed.PHORTE 1997
GUEDES, D.P. & GUEDES, J.E.R.P. Controle do Peso Corporal: Composição Corporal, Atividade Física e Nutrição. 2ªed.SHAPE,2003
MATSUDO, S.M.M. Avaliação do Idoso: Física e Funcional. 2ª ed.MIDIOGRAF,2005
PITANGA, FRANCISCO JOSÉ GONDIM. Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes. PHORTE 2007.
PETROSKI, E.L. Antropometria: Técnicas e Padronizações. 1ªed.PALLOTTI,2003
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR l
DARIDO, Suraya, &. Educação Física na escola: implicações para a prática. Rio de Janeiro Guanabara 2005.
KISCHIMOTO, Tizuko M. Jogo, brinquedo, brincadeira e Educação. São Paulo: Cortez, 1997
MARANHÃO, Diva. Ensinar brincando. RJ: Wak editora, 1999.
MARCELLINO, Nelson Carvalho (org). Lúdico, educação e educação física. Unijuí, Ijuí/RS,2003.
MASCARENHAS, Fernando. Lazer como Prática de Liberdade. Editora da UFG, 2003.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR LL
CORRÊA, Ivan Livindo de Senna. Educação Física Escolar: Unijuí, 2004
PERRENOUD, P. 10 Novas Competências para Ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, Sul, 2000.
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